Comissões

Comunidade pede dois novos postos de saúde na Zona Norte

Moradores das Vilas São Judas Tadeu e Maria da Conceição participaram da reunião Foto: Josiele Silva
Moradores das Vilas São Judas Tadeu e Maria da Conceição participaram da reunião Foto: Josiele Silva (Foto: Josiele Silva/CMPA)

A Comissãode Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre,presidida pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT), recebeu convidados e representantes daSecretaria Municipal da Saúde, além de entidades e moradores das Vilas São JudasTadeu e Maria da Conceição, para debater sobre a construção de novos postos desaúde naquelas comunidades, localizadas na zona norte da Capital.

Representanteda Associação dos Moradores da Vila São Judas Tadeu, Jane Brochado ressaltouque desde 2013 há processo para a criação de um novo posto de saúde nasproximidades do bairro. Segundo Jane, a busca por uma área apta para aconstrução do posto durou cinco anos. “Demoramos a achar um local adequado quetivesse estrutura suficiente. Depois disso, a Prefeitura Municipal não deuretorno e até hoje estamos nesta situação desconfortante.”

A representante destacou ainda que o posto de atendimento atual não possuiestrutura suficiente para comportar  documentos,instrumentos de trabalhos e a superlotação de pacientes. “Documentosimportantes ficam expostos à chuva. Estrutura precária e espaço pequeno são osprincipais problemas enfrentados pelo pronto-atendimento.”

O morador do bairro Maria da Conceição, Francisco Carlos Trindade, relatou que aVila São Judas Tadeu necessita de apoio e locais apropriados para suprirnecessidades dos moradores. “Estamos aqui para defender uma comunidadecarente, onde muitas pessoas não podem se dar ao luxo de ficarem doentes, pois não dispôem de um local adequado para se curar.”

Coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Vânia Maria Frantz relatou que, atualmente, novos concursos para profissionais que atuam na saúde serãoabertos. “Para mim, o encaminhamento fundamental é estarmos juntos pararegularizarmos a questão de novos médicos, enfermeiros e técnicos nestespostos”, disse.

O vereador Dr. Thiago Duarte (PDT) destacou aimportância de serem chamados novos médicos aprovados nos últimos concursos. “A Secretaria não pode abri mão de mais médicos para a comunidade. Estamos cansadosde pessoas que prometem e não cumprem.”

Ficou decidido na reunião que a Cosmam solicitará ao Executivo um cronograma de obras e pedirá uma audiência pública com o Governo do Estado, bem como encaminhará o tema à mesa diretora da Câmara Municipal. Também solicitará um levantamento a respeito do déficit de recursos humanos do município e uma reunião com o vice-prefeito, Sebastião Melo, e com as Secretarias envolvidas no caso. Também estavam presentes na reunião os vereadores Marcelo Sgarbossa (PT), João Ezequiel (PSOL) e Mário Manfro (PSDB) e a vereadora Jussara Cony (PCdoB).


Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)