Presidência

Conceição: EPTC anuncia reforma e alteração no trânsito

Botin (e) e Tessaro (d) falaram sobre soluções técnicas para o trânsito Foto: Elson Sempé Pedroso
Botin (e) e Tessaro (d) falaram sobre soluções técnicas para o trânsito Foto: Elson Sempé Pedroso

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Nelcir Tessaro (PTB), recebeu nesta terça-feira (26/4) a visita do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), engenheiro Romano Tadeu da Silveira Botin. Ele anunciou que o túnel da Conceição vai precisar de obras de manutenção e recuperação e que ainda estão sendo feitos alguns acertos para o trabalho.

“Vamos precisar da ajuda dos vereadores nessa questão, porque a secretaria do Meio Ambiente (SMAM) precisa de um acordo com o Executivo no que se refere ao trabalho noturno e aos finais de semana.

O engenheiro ainda explicou que nesse período os ônibus circularão normalmente no túnel, e apenas o trânsito mais leve será desviado, provavelmente pelas ruas Garibaldi e Santo Antônio com direções invertidas. Segundo o diretor, também está sendo avaliado nos estudos para os desvios a mobilidade dos 400 táxis que hoje atendem a rodoviária de Porto Alegre, e mais aqueles que circulam no local em grandes feriados.

Sinalização

Também fazendo suas considerações sobre o comportamento do trânsito em algumas vias da Capital, Tessaro concordou que sinalização mais ostensiva e disseminada poderia solucionar muitos casos. Ele foi convidado por Botin a visitar o Centro Municipal de Controle (CMC) que, segundo o engenheiro, faz o controle dos coletivos da cidade, apontando onde estão, a que velocidade trafegam, a quantidade de passageiros que transportam e manobras como ultrapassagem. “Na Assis Brasil é um caso que monitoramos constantemente as ultrapassagens, porque elas  estão sendo feitas para melhorar o trânsito” explicou.

O diretor presidente da EPTC esteve acompanhado de Celso Pitol, assessor parlamentar da empresa, o qual, segundo Botin, está  encarregado de trazer a resposta a qualquer vereador sobre as demandas de trânsito que intermediarem. “ E será resposta falada, nada de resposta por escrito”, garantiu.

Ana Madeira (reg.prof. 4875)