Institucional

Consciência Negra é tema de exposições e feira na Câmara

  • Exposição Fronteira do Baú.
    Exposição fica na Câmara até sexta-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Exposição Fronteira do Baú.
    Feira está no térreo do Legislativo (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Como parte da organização da Semana da Consciência Negra (Secon), a Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA) vai disponibilizar, até a próxima sexta-feira (22/11), duas exposições e uma Feira Solidária da Secon. Localizadas no espaço Clébio Sória - andar térreo do Legislativo -, todas as três têm a proposta de, sobretudo, sensibilizar os visitantes para o dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra - momento do ano em que todos são conduzidos a refletir sobre a história do negro, a sua inserção e o combate ao racismo na sociedade brasileira. 

A primeira mostra, organizada por Vanderlan Amaral da Costa e solicitada pela Secon, é intitulada Fronteira do Baú. Ela é composta por inúmeros documentos - tais como cartas de alforria e cédulas de dinheiro com imagens de pessoas negras, objetos e reproduções de obras de arte que expressam a história e a cultura do povo negro.

Fotografias 

Já a segunda exposição, desenvolvida em parceria entre a Sociedade de Matriz Africana (Somari) e o Grupo de Pesquisa Identidade e Território (GPTI), que é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano (Propur) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), foi proposta pelo vereador Airto Ferronato (PSB). Ela se chama Mulheres e o Olhar da Comunidade e retrata, ao todo, a criação de fotografias registradas por 14 moradoras do Loteamento Jardim Cascata e da Vila Glorinha.  

As fotografias foram capturadas pelas seguintes autoras: Carolina Lemos, Catarina Martins, Eliane Reis, Erika, Francine, Giovana, Isabel Orrow, Lúcia Castêncio, Maria Eduarda, Mari Elisabete, Nara, Tatiana, Thayana Martins e Waleska.

Feira

Enquanto isso, a Feira Solidária da Semana da Consciência Negra, no mesmo espaço e em frente à Seção de Memorial, dispõe de produtos à venda: bolsas, camisetas, sapatos e mais. Para tanto, a visitação, que é de entrada gratuita, está aberta ao público de segunda até a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Mais informações: (51) 3220-4318 (Memorial). 

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)