Sessão Solene

Conselho de Fonoaudiologia do RS recebe homenagem da Câmara

Sessão Solene em Homenagem ào Conselho Estadual de Fonoaudiologia
Laura e Moura exibem o certificado que homenageia o Crefono 7 (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou Sessão Solene nesta sexta-feira (16/12) para homenagear o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 7ª Região (Crefono 7), que completa 20 anos de fundação em 2022. A solenidade, realizada no Plenário Otávio Rocha, foi proposta pela vereadora Laura Sito (PT). 

Laura Sito agradeceu a confiança e parceria do Conselho e destacou que a homenagem se estende não só à entidade, mas é também uma homenagem aos profissionais de saúde. “Penso que essa homenagem se transforma em um ato de respeito, de reconhecimento aos profissionais da saúde, pois a área da fonoaudiologia é a área capaz de melhorar o bem estar, a qualidade de vida e, principalmente, a dignidade humana de todos e todas”, ressaltou a parlamentar.

O representante do Conselho de Fonoaudiologia da 7ª região, Claudionei José Rodrigues de Moura, disse se sentir honrado por ser o porta-voz do Conselho em um momento tão importante. “Nós estamos aqui hoje representando a nossa profissão. Mostrando que é possível fazer política dentro do conselho, de forma saudável, visando a melhoria do nosso profissional, o reconhecimento da nossa classe e, principalmente, mostrar a fonoaudiologia para o mundo”, destacou Claudionei.

Ele lembrou que não existe remuneração para exercer o cargo de conselheiro. “Os conselheiros que trabalham lá, que doam seu tempo, não são remunerados. Não existe um ganho para exercer a função de conselheiro, nem o presidente recebe algum valor para estar lá”, destacou. "Nós fazemos por amor, por amor à fonoaudiologia, por respeito aos nossos colegas”, observou o representante do Conselho. 

História

Os Conselhos Regionais de Fonoaudiologia são autarquias federais que têm como principal objetivo orientar e fiscalizar a prática da fonoaudiologia em suas jurisdições, fazendo cumprir o exercício da profissão de acordo com a legislação e as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Cabe também aos Conselhos Regionais registrar profissionais e expedir os documentos necessários para que pessoas físicas e jurídicas estejam habilitadas a prestar serviços fonoaudiológicos.

O Conselho Regional de Fonoaudiologia 7a Região, responsável por orientar e fiscalizar a prática da fonoaudiologia no Rio Grande do Sul, foi instalado em 1°de novembro de 2002 a partir da posse da Junta Administrativa, conforme a Resolução 288, de 31 de agosto do mesmo ano. Em novembro de 2003, foram realizadas as eleições para a composição do Primeiro Colegiado, que assumiu o Conselho em 1° de abril de 2004.

Texto

Josué Garcia (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)