Cultura

Corpo Inquieto encerra V Mostra de Artes neste final de semana

O espetáculo circense, que mistura objetos teatrais com elementos do circo contemporâneo, tem faixa etária livre e ingressos gratuitos.

Espetáculo circense Corpo Inquieto.
Apresentações ocorrem na sexta-feira (6/12) e no sábado (7/12), sempre às 19h (Foto: Ademar Junior)

A V Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre vai apresentar, nesta sexta-feira (6/12) e no sábado (7/12), o espetáculo circense Corpo Inquieto. Com faixa livre, convites gratuitos e duração de 50 minutos, o  show está programado para iniciar às 19 horas, nos dois dias, no Teatro Glênio Peres.

Utilizando objetos teatrais, assim como elementos do circo contemporâneo, “o espetáculo reflete sobre as exigências opressoras da sociedade capitalista e luta com os desejos de fuga do homem para um projeto de vida autêntico, alegre e rico em sentidos”, diz a sinopse da obra. No espetáculo, há um jogo de construção e desconstrução do cenário. Esse jogo, de movimento corporal e manipulação de objetos, forma uma linha narrativa composta, também, pelas experiências do malabarista performer Vinicius Zucatti, que viajou por cinco anos residindo em oito países da América Latina. "Como resistir aos desafios da adaptação e à instabilidade da vida?", é o questionamento que a peça busca provocar.

Elenco

O elenco do espetáculo é composto pelo artista circense e produtor Vinicius Zucatti. A direção fica a cargo do coreógrafo, bailarino e professor Eduardo Severino, e a iluminação é feita por João Batista Machado Freire. A cenografia é responsabilidade do ator, palhaço, malabarista, equilibrista e cenógrafo Luís Cocolichio, tendo ainda os figurinos de Anderson Luiz de Souza e produção da jornalista, pesquisadora e crítica teatral Michele Rolim. 

Convites

Os convites, que são limitados a dois por CPF, podem ser retirados a partir desta terça (3/12) até sexta-feira (6/12), das 9 horas às 18 horas, na Seção de Memorial da Câmara. Se houver sobra para o espetáculo de sábado, serão distribuídos 30 minutos antes do início, previsto para as 19h.

Teatro

O Teatro Glênio Peres fica no segundo andar da Câmara e pode ser acessado pela Avenida Loureiro da Silva, 255, bairro Centro (entrada pelo pórtico do estacionamento, situado na rua lateral à Câmara). O espaço conta com 80 assentos, acessibilidade para cadeirantes, assim como ainda disponibiliza a colocação de cadeiras extras. A Casa possui estacionamento gratuito aos visitantes. 

Mostra

Realizada desde 2014, a quinta edição da Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, que se encerra neste sábado com a segunda apresentação do espetáculo Corpo Inquieto, contou, neste ano, com o total de 14 títulos de apresentações gratuitas nas modalidades teatro, circo, música e dança.

Criada em 2013 pela Câmara da Capital, a Mostra tem atraído grande público. Desde a primeira edição, realizada em 2014, houve espetáculos de artistas e grupos celebrados, como Nei Lisboa, Tonho Crocco, Luciano Mallmann, Alemão Ronaldo, Deborah Finocchiaro, bandas Trem Imperial, Conjunto Bluegrass e Instrumental Picumã, Orquestra Villa-Lobos, Cia Rústica de Teatro, Circo Híbrido, Transforma Cia de Dança,  Ânima Cia de Dança, Tablado Andaluz e Flamenco Del Puerto.

Em 2020, será realizada a sexta edição do evento. Mais informações: (51) 3220-4318 (Seção de Memorial).

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)