Corredores de rua pedem incentivo para praticar esporte
O incentivo ao esporte amador na cidade, em especial aos corredores de rua, foi o tema debatido na reunião de hoje (13/6) da Comissão de Educação e Cultura (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro virtual foi conduzido pelo presidente da comissão, vereador Mauro Pinheiro (PL), a partir de uma pauta sugerida pelo vereador Gilson Padeiro (PSDB).
Rodrigo Gonzaga, corredor de rua e atleta há 25 anos, sugeriu a criação de um ranking municipal com atletas de rua. Segundo ele, a partir deste ranking, seriam escolhidos os esportistas que teriam isenção em inscrições em competições na Capital. Gonzaga também sugeriu o direcionamento de emendas impositivas de vereadores com verbas destinadas ao incentivo aos atletas de rua. "R$ 100 mil para apoiar os atletas, por exemplo, já seria um grande incentivo."
Dirnei Rocha, atleta e corredor de rua, reforçou que o apoio oficial é fundamental para a descoberta de novos talentos. Também solicitou maor oferta de locais adequados para treinamento. "A iluminação na pista de atletismo do Marinha do Brasil, por exemplo, está ruim. Se fosse melhor, atrairia mais esportistas."
A secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia, reconheceu que há dificuldades da SMELJ em apoiar os atletas amadores. Garantiu, porém, que a situação deve melhorar ainda este ano com a implementação dos projetos Bolsa Atleta e Proesporte, que devem direcionar recursos para a área esportiva. A secretária sugeriu aos vereadores que apresentem "emendas direcionadas ao Bolsa Atleta, especificando que os recursos devem ser utilizados para incentivo ao esporte amador".
Mauro Pinheiro propôs que a Cece apresente uma emenda coletiva, em nome da comissão, ao Orçamento municipal. "Uma emenda apresentada em nome da comissão terá mais força para garantir recursos ao esporte amador", observou.
Gilson Padeiro disse que sugeriu a reunião porque conhece de perto as dificuldades dos atletas de rua. "Eles não têm nem calçadas adequadas para correr, o que os coloca em risco quando praticam o esporte."