Educação Inclusiva

Cosmam aborda a contribuição do programa Incluir+POA

O programa de Educação Inclusiva executado pela Abess realizou mais de 8 mil atendimento na rede escolar de Porto Alegre

A contribuição do Programa Incluir Mais POA e o impacto na Saúde Mental nas escolas municipais de Porto Alegre.
A contribuição do Programa Incluir Mais POA e o impacto na Saúde Mental nas escolas municipais de Porto Alegre. (Foto: Marlon Kevin/CMPA)

Presidi a reunião da Cosmam que tratou sobre a contribuição do programa Incluir+POA e o impacto na saúde mental nas escolas municipais de Porto Alegre.

Incluir+POA é um programa de Educação Inclusiva para qualificar o atendimento aos alunos com deficiência. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com uma organização da sociedade civil, que disponibiliza uma equipe multidisciplinar para reforçar os recursos humanos das escolas.

A proponente da pauta, a vereadora Tanise Sabino, explicou que a Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (Abess) foi contratada pelo município em outubro do ano passado para executar o programa por cinco anos, prorrogáveis por igual período.

A diretora executiva da Abess, Laura Ferreira de Andrade, disse que a gestão do programa está ocorrendo em parceria com as escolas municipais. Laura ainda ressaltou que houve, no início, uma resistência por ser um serviço terceirizado, mas que atualmente o trabalho está fluindo bem na maioria das escolas.

Laura apontou que o edital de contratação teve como base à demanda de alunos de inclusão de 2022, mas esse número aumentou e a ABESS tem que realizar o trabalho, independente de ser ou não laudo. A diretora ressaltou que mais de 8 mil atendimentos já foram realizados na rede municipal de Porto Alegre.