Esgoto

Cosmam aborda investimento na rede de esgosto

Serão programadas novas reuniões sobre o assunto e um pedido de informações será encaminhado ao DMAE

Plano de investimentos para universalização do esgoto na região metropolitana e como isso impactará no Guaíba. Proponente  ver. Ramiro Rosário
Plano de investimentos para universalização do esgoto na região metropolitana e como isso impactará no Guaíba. Proponente ver. Ramiro Rosário (Foto: Marlon Kevin/CMPA)

Nesta terça-feira, a vereadora Lurdes Sprenger presidiu a reunião da Cosmam que abordou os investimentos na rede de esgoto e seus impactos no Guaíba. O vereador Ramiro Rosário, proponente da pauta, destacou que apenas 54% do esgoto é tratado, enquanto o restante é despejado nos arroios ou no próprio Guaíba.

Durante a reunião, Cesar Faccioli, gerente de relações institucionais da Aegea Saneamento e Participações S.A., a nova controladora da Corsan, enfatizou que a Aegea é líder no setor de saneamento privado no Brasil. Ele observou que 80% dos municípios anteriormente atendidos pela Corsan não possuíam saneamento básico, apenas abastecimento de água.

Nos encaminhamentos finais, a vereadora Lurdes Sprenger anunciou que serão programadas novas reuniões sobre o assunto, dada sua importância. Adicionalmente, um pedido de informações será encaminhado ao DMAE a respeito da denominada "língua negra", um canal de esgoto não tratado proveniente da região do Anfiteatro Pôr do Sol e que desemboca diretamente no Guaíba.