ARBORIZAÇÃO

Cosmam aborda providências em relação aos efeitos dos eventos climáticos sobre a vegetação

O encontro foi agendado porque a Câmara tem recebido inúmeras manifestações da população sobre as ações implementadas ou planejadas para evitar os transtornos ocorridos após temporais

Operacionalização do plantio ao manejo arbóreo de Porto Alegre.
Operacionalização do plantio ao manejo arbóreo de Porto Alegre. (Foto: Marlon Kevin/CMPA)

Presidi nesta terça-feira a reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) que abordou as providências que os órgãos públicos estão tomando em relação aos efeitos dos eventos climáticos sobre a vegetação urbana. 

O encontro foi agendado porque a Câmara tem recebido inúmeras manifestações da população sobre as ações implementadas ou planejadas para evitar os transtornos ocorridos após temporais como o deste ano. "Cada órgão tem sua rotina de trabalho e é importante que as pessoas saibam como funciona, até para que possam direcionar suas queixas aos devidos responsáveis", ressaltei. 

De acordo com os técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente (Smamus) e de Serviços Urbanos (Smurb) a preocupação agora é com o planejamento de podas, de plantio e de substituição dos vegetais derrubados pelos temporais.

O coordenador da Unidade de Podas e Remoções da Smurb, Tiago Bernd, disse que 75% das árvores caídas eram de grande porte e saudáveis. "Caíram por serem grandes mas com raízes pequenas, porque a cidade cresceu em volta e não deixou espaço para as raízes se desenvolverem."

Ainda essa semana deve ser assinado um Termo de Conduta (TAC) entre as empresas de energia elétrica e as prefeituras. No TAC estarão definidas as responsabilidades e tarefas de cada órgão quanto às podas junto à fiação.