COMISSÕES

Cosmam aborda questões relacionadas à pandemia de Covid-19

Reunião da COSMAM com a presença virtual da Secretária Adjunta da Saúde de Porto Alegre, Ana Dal Ben, falando sobre situação frente à pandemia.
Secretária apresentou balanço aos vereadores (Foto: Elson Sempé Pedroso)

A reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, realizada na manhã desta terça-feira (9/3), teve como pauta o monitoramento da abertura de leitos, da aquisição de vacinas e de testes, em razão do avanço da epidemia decorrente do coronavírus na Capital. 

A secretária adjunta de Saúde de Porto Alegre, Ana Carolina dal Ben, apresentou uma série de informações, como o boletim do coronavírus, disponível no Instagram (@saude.poa) e o dashboard de monitoramento das UTIs -, no dia de hoje 185 pessoas aguardam por um leito de UTI e 739 pessoas com casos confirmados de Covid.

Sobre as ações que Porto Alegre já tomou para aumentar o número de leitos, Ana destacou que desde o dia 1° de janeiro até o dia 4 de março foram abertos 154 novos leitos de UTI e 574 novos leitos de enfermaria, além da distribuição de 25 novos respiradores. Sobre a vacinação, a fase 1 já conta com mais de 118 mil (84% do público-alvo) na primeira dose e 47 mil pessoas que já receberam a segunda dose. "O gargalo está na quantidade de vacinas que estamos recebendo, o que impede de termos uma previsibilidade maior", esclareceu. Ela ainda acrescentou que o "vacinômetro" é  atualizado diariamente sobre o número de pessoas vacinadas e 12 unidades básicas de saúde estão sendo abertas nos finais de semana, além da ampliação do horário de atendimento durante a semana que está em negociação. 

A Capital conta com 19 locais de coleta de testes PCR, com a capacidade de 2.450 testes diários e o Executivo está trabalhando para ampliar esse número. De acordo com a exposição da secretária adjunta, ainda há a previsão de instalação de tendas para acolhimento e atendimento de pacientes com sintomas leves, a busca de abertura de mais leitos, aquisição de oxigenadores de alto fluxo, estudo de viabilidade de leitos no Parque Belém e Alvaro Alvim e a informação que o Exército brasileiro ofereceu um hospital de campanha. "Esta é a nossa força-tarefa pela vida. Estamos fazendo todo o esforço possível para dar atendimento a todas as pessoas que precisam. É igualmente importante que todas as pessoas sigam com os cuidados de higiene e prevenção", finalizou Ana.  

Os participantes da reunião expuseram seus questionamentos e contribuições sobre os temas, como a ampliação da testagem para todos que tiverem contato com alguém infectado, mesmo que assintomáticos, assim como a importância da vigilância, monitoramento e testagem na atenção básica. Também foi abordada a necessidade de um plano de monitoramento pós-covid, pois já há evidências das sequelas da doença. 

Participaram do encontro, pela Cosmam, o presidente Jessé Sangalli (Cidadania), a vice-presidente Cláudia Araujo (PSD), José Freitas (REP) e Tanise Pazzim (PTB). Convidados: Ana Paula de Lima, pelo Conselho Municipal de Saúde, Cincinato Fernandes e Inelio Figleski, do  Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, Michele Lemos, do Hospital Espírita de Porto Alegre, e Everton Borges, do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul.

 

Texto

Grazielle Araujo (Reg.prof. 12855)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)2