Comissões

Cosmam analisa dados sobre a saúde no primeiro quadrimestre

Audiência Pública: Relatório de Gestão de Saúde do 1º quadrimestre de 2022
Mauro Sparta participou do encontro virtual hoje na Cosmam (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou audiência pública nesta terça-feira (31/5) para apresentação do relatório das metas da saúde do primeiro quadrimestre de 2022. A reunião, conduzida pela presidente da comissão, vereadora Cláudia Araújo (PSD), teve a participação do secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta.

O secretário falou sobre as medidas permanentes da Prefeitura contra a Covid-19; o serviço de atendimento à população; a atualização do plano de operação da vacina e a disponibilidade de mais de 100 leitos. Mostrou um comparativo dos casos de Covid de 2021 para 2022, que aumentou, porém ressaltou que diminuiu a taxa de gravidade da doença por causa da vacina. Citou também a liberação da quarta dose para a população com 60 anos ou mais.

Sparta também falou sobre os casos de dengue. Disse que houve três mortes por causa da doença e que todas possuíam comorbidades. Destacou ainda o aumento no número de casos de dengue comparado com o ano passado. O secretário também disse que seria interessante fazer “uma sintonia” com as secretarias de Saúde de cidades da Região Metropolitana para que os pacientes em estado menos grave possam ser atendidos em suas cidades, liberando assim leitos para pacientes de maior gravidade tanto destes municípios quanto os da Capital.

Cláudia Araújo concordou com o secretário que deveria ser feito algum acordo entre as prefeituras da Região Metropolitana e a Prefeitura da Capital no sentido de enviar para Porto Alegre apenas pacientes de alta complexidade. " A Secretaria de Saúde pode contar com a Cosmam e com a Câmara em ações que busquem sempre a melhoria no atendimento à população", afirmou a presidente da comissão."

Texto

Vinicius Goulart (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)