COMISSÕES

COSMAM apresenta relatório de atividades de 2022

  • Apresentação do relatório das atividades da Cosmam/2022
    Apresentação do relatório das atividades da Cosmam/2022 (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Apresentação do relatório das atividades da Cosmam/2022
    Apresentação do relatório das atividades da Cosmam/2022 (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Na manhã desta terça-feira (20/12), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM) apresentou o seu relatório de atividades do ano de 2022. A proponente da reunião foi a presidente da Comissão, vereadora Cláudia Araújo (PSD), que definiu a atuação da COSMAM neste ano como uma agenda plural, abrangendo diversos temas relativos à saúde, sem deixar de lado o seu papel fiscalizador. Dentre as pautas abordadas em 2022, estiveram a vacinação infantil, remuneração dos agentes comunitários de saúde, pandemia de Covid-19, UPA da Cruzeiro, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, falta de funcionários na área da saúde, construção do Centro de Referência do Autismo em Porto Alegre, causa animal e combate a zoonoses, entre outras. Conforme a vereadora, o Executivo também participou das reuniões todas as vezes em que foi solicitado, além da comunidade envolvida em cada pauta.

A presidente passou a palavra para que cada um dos vereadores integrantes da COSMAM fizesse uma breve avaliação do ano de 2022 para a Comissão. O vereador José Freitas (Republicanos) lembrou das dificuldades da pandemia de Covid-19 e desejou um ano de 2023 muito produtivo à COSMAM. A vereadora Mônica Leal (PP) apontou a questão da pandemia como o principal motivo para integrar a Comissão e elogiou a colega Psicóloga Tanise Sabino (PTB) pelo conhecimento na área de saúde mental, que agregou às pautas da COSMAM. A vereadora Tanise agradeceu e cumprimentou toda a equipe da Comissão pelo suporte durante o ano, e que a presidência da vereadora Cláudia foi muito atuante. Disse ainda que seguirá trazendo as pautas de saúde mental à COSMAM. Já o vereador Aldacir Oliboni (PT) criticou a terceirização e a privatização dos serviços de saúde. Em sua visão, poderiam ter sido maiores as resoluções das pautas propostas pela Comissão, especialmente quando envolviam questões relacionadas ao poder Executivo.

O secretário da COSMAM, Oli Barbosa, contou que está há onze anos na Comissão. Ele pontuou que a pandemia trouxe como alternativa as reuniões virtuais, que, em sua opinião, vieram para ficar, pois permitem que mais pessoas participem e de diferentes locais. O secretário da Comissão observou a importância de cobrar as demandas do Executivo e que, para isto, são necessárias ferramentas objetivas de controle, além de trazer pautas de todas as partes da cidade, com uma visão ampla e sistêmica da saúde e do meio ambiente.

Por fim, a presidente da COSMAM analisou que foram atendidas todas as pautas solicitadas. “Algumas foram retiradas de visitas, algumas não puderam ser feitas em função da pandemia, então, poderíamos ter feito mais sim, mas dentro do possível, de todo o quadro que se apresentou, nós fizemos todo o possível. Recebemos muitos elogios e vamos continuar trabalhando para que nós possamos atender cada vez melhor a saúde de Porto Alegre”, declarou. Cláudia encerrou entregando o relatório de atividades a todos os vereadores integrantes da COSMAM. O novo presidente da Comissão, vereador José Freitas, assume a partir da semana que vem.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)