COMISSÕES

COSMAM debate atendimento a pacientes com psoríase na Capital

  • Dia Mundial da Psoríase e Doenças Reumáticas. Proponente: Ver. José Freitas. Coordenador: verª Cláudia Araújo - Presidente da Cosmam
    Francisco Isaias representou a Secretaria Municipal de Saúde na reunião (Foto: Brenda Rodrigues/CMPA)
  • Dia Mundial da Psoríase e Doenças Reumáticas. Proponente: Ver. José Freitas. Coordenador: verª Cláudia Araújo - Presidente da Cosmam
    José Freitas (Republicanos) foi o proponente da pauta de hoje da Cosmam (Foto: Brenda Rodrigues/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião, na manhã desta terça-feira (25/10), para tratar do Dia Mundial da Psoríase (29 de outubro) e das doenças reumáticas. O debate foi conduzido pela  presidente da Cosmam, vereadora Cláudia Araújo (PSD).  A pauta foi sugerida pelo vereador José Freitas (Republicanos). O vereador citou que Porto Alegre tem que avançar em relação ao diagnóstico e principalmente avançar no acesso que o paciente precisa para a medicação no momento certo para reduzir o índice de manifestações mais graves da doença.  


A presidente da Psoríase Brasil,
Gladis Lima, apresentou dados e problemáticas dos pacientes de Psoríase e ressaltou que é preciso falar, é preciso ter discussões e é preciso mostrar o que está sendo feito com a psoríase. “Focar em diagnóstico e chegar em especialistas. Muita coisa tem sido feita, novas tecnologias estão sendo estudadas e em breve teremos mais medicamentos para psoríase”, destacou.


Representando a
Sociedade Brasileira de Dermatologia, a dermatologista Mônica Berg disse estar impactada com a questão do diagnóstico e evidenciou a importância de que o diagnóstico seja certeiro e buscado precocemente. “A população tem que ter acesso ao dermatologista. A gente já tem uma ferramenta muito útil, que é a telessaúde, que beneficia muito a atenção básica e facilita o diagnóstico precoce, mas os dermatologistas em ambulatórios especializados precisam estar presentes na atenção pública também”, ressalta. 


Representando a Secretaria Municipal de Saúde, o diretor adjunto, Francisco Isaias, mencionou que Porto Alegre
possui aproximadamente 130 unidades básicas de saúde, enquanto centro de referências e centros especializados. Se a gente conseguir traduzir o conhecimento no diagnóstico para a atenção primária, a gente com certeza vai poder qualificar o diagnóstico e apontar caminhos terapêuticos necessários para essa doença autoimune, que não tem nenhum risco de contágio mas carrega uma brecha de preconceito”, disse ele ao falar que o preconceito afeta o estado emocional e o quadro clínico dos pacientes.

Conforme o diretor, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre possui clínicas de média complexidade contratualizadas para garantir a atenção ao paciente não apenas da psoríase mas todos aqueles pacientes dermatológicos. Isaias encerrou lembrando que o município de Porto Alegre estará assumindo a gestão da farmácia de medicamentos especiais, que é uma tecnologia de assistência que conversa muito com o paciente que usa os medicamentos de alto custo e medicamentos de alta tecnologia. “Vai ser uma melhoria na resposta assistencial que daremos a essas pessoas, usando tecnologia digital, a prescrição de medicamentos, cadastramento das solicitações, e dando uma resposta mais ágil”, finalizou.

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)