COSMAM

Cosmam debate impacto do Covid no cérebro

Cosmam debateu impacto da Covid no cérebro
Cosmam debateu impacto da Covid no cérebro
Preocupada com a repercussão da saúde mental nos pacientes pós-covid, propus à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara (Cosmam) debate sobre o tema. Inclusive encaminhei à Comissão que acompanhe as pesquisas que serão realizadas em Porto Alegre, para manter a população informada sobre os resultados que é do interesse de todos.
O médico e pesquisador Eduardo Rigon Zimmer relatou que sintomas de longo prazo em pacientes que tiveram Covid podem apresentar sequelas mentais, como Parkinson e Alzheimer e que está previsto para setembro o início de pesquisa para identificar e tratar patologias que podem acontecer nos próximos anos.
O médico intensivista João Marcelo Fonseca, da Secretaria Municipal de Saúde da Capital, disse que a Secretaria organizou atendimentos de pacientes egressos de covid no Posto do IAPI e Hospital de Clínicas e ressaltou que em 2022 houve menos procura pelos serviços especializados do que o número de vagas ofertadas. Ele salientou que atualmente há 32 vagas no IAPI e 35 Clínicas para casos específicos, resultado do trabalho positivo de atendimento à covid na Capital e que pacientes que estiveram em UTI demandam reabilitação que pode ser longa, complexa e multidisciplinar.
A reunião da Cosmam aconteceu de maneira virtual em 26/04/2022.