Comissões

Cosmam debate o Transtorno de Déficit de Atenção

TDAH e Dislexia. PROPONENTE: ver. José Freitas. verª Cláudia Araújo - Presidente da Cosmam.
José Freitas (Republicanos) conduziu a reunião virtual da comissão (Foto: Cristina Beck/CMPA)

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia. Esse foi o tema proposto pelo vereador José Freitas (REP) na reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) desta terça-feira (22/11), em encontro presidido pelo próprio parlamentar.

Freitas citou dados referentes à Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), que diz que cerca de 8 milhões de brasileiros têm dislexia, o que representa 4% da população. Ele também ressaltou o alto número de brasileiros com TDAH. "É uma condição que afeta cerca de 2 milhões no Brasil, o que é um número alto”, disse. Para o vereador, a rede pública de educação da Capital deve possuir profissionais qualificados para auxiliar crianças que possuem a síndrome.

O presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva, explicou o que é o Transtorno de Déficit de Atenção e como ele afeta o dia a dia das pessoas. “O TDAH é uma doença descrita há mais de um século, mais do que um milênio, há cerca de dois mil anos. É uma doença do neurodesenvolvimento, uma síndrome psiquiátrica que abrange três pontos: o domínio da desatenção, o domínio da hiperatividade e impulsividade”, frisou Silva.

Ele alertou que a não identificação da doença na infância pode levar a um maior número de acidentes domésticos. Já na adolescência, o jovem pode ter dificuldades de relação no âmbito familiar e social, gravidez precoce e problemas de conduta. Em adultos, o TDAH está associado a maiores índices de criminalidade, agressividade e relações sexuais de risco.  

De acordo com a psicóloga e representante da coordenação de atenção à Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mara Lago, o diagnóstico precoce do TDAH é imprescindível para um melhor tratamento, principalmente de crianças. Segundo ela, as escolas municipais de Porto Alegre possuem salas de integração e recursos, com profissionais qualificados, para atender os alunos com deficiência ou com algum transtorno de aprendizagem. “Salas com professores de educação especial, a maior parte deles especializados em psicopedagogia”, destacou.

Como encaminhamento da reunião, foi proposto um seminário, a ser ministrado no início de 2023, a fim de levantar mais dados sobre o diagnóstico de TDAH e suas medicações. Além da possibilidade da abertura de uma Frente Parlamentar.

Texto

Josué Garcia (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)