Comissões

Cosmam debate problemas de atendimento em unidades de saúde na Capital

Reunião de Comissão - COSMAM - (16ª RO) - UPA Partenon e PA Cruzeiro
Reunião virtual foi realizada na manhã desta terça (Foto: Yasmim Fernandes Borges/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião, na manhã desta terça-feira (24/5), para tratar das políticas públicas para a UPA Partenon e a Unidade de Pronto Atendimento da Cruzeiro. O tema foi sugerido pelo vereador Aldacir Oliboni (PT) e quem conduziu o debate foi a presidente da Cosmam, vereadora Cláudia Araújo (PSD).

Oliboni ressaltou que a zona leste ficou desassistida com a falta de atendimento de urgência regional. Segundo ele, os moradores da região se deslocam para outros bairros da cidade em busca de atendimento. “Aqui em Porto Alegre éramos para ser contemplados com quatro UPA’S. Houve vários movimentos regionais pela instalação das unidades, mas acabou se concretizando apenas uma UPA na zona norte, porque foi uma opção de gestão, para absorver a gestão do Hospital Conceição.”

Segundo o coordenador de urgências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), médico Daniel Lenz Corrêa, a pasta reconhece a superlotação e os problemas acarretados pelo inverno. Corrêa também reforçou que hoje 30% dos pacientes que aguardam leitos são da região metropolitana e do interior do estado, que vêm para a Capital em busca de atendimento.

Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Sindicato Médico do RS (Simers), Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) e conselhos municipais.

Ouça aqui a íntegra da reunião. 

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)