Pauta

Cosmam debate situação do Hospital São Pedro

Reunião da Cosmam, em agosto, tratou da situação do São Pedro  Foto: Fernanda Fell
Reunião da Cosmam, em agosto, tratou da situação do São Pedro Foto: Fernanda Fell

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizará reunião nesta terça-feira (2/10), às 14h30min, no Plenário Otávio Rocha, para debater a situação do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

No dia 14 de agosto, a Cosmam realizou a primeira audiência pública sobre o tema, a pedido do Sindicato Médico do RS (Simers). Na ocasião, o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, lembrou que o Estado gasta anualmente R$ 1,8 milhão na compra de leitos psiquiátricos em hospitais privados da Capital e que o São Pedro é o único hospital psiquiátrico público do Estado.

O Simers defende que o governo faça investimentos para transformar o São Pedro em um centro de referência em tratamento de saúde mental e é contrário ao uso do local para outra atividade que não a assistência psiquiátrica.

No dia 27 de junho, o Simers denunciou à imprensa que o governo estadual estaria mantendo tratativas para a instalação da Dell no terreno do Hospital São Pedro. Durante a audiência na Cosmam, o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, explicou que o governo do Estado, inicialmente, analisava a possibilidade de ceder dois prédios do São Pedro para a Uergs, a fim de que se instalasse um centro tecnológico no local.

A reforma do prédio principal está orçada, segundo Terra, em R$ 40 milhões, e o governo estadual não possui recursos para a obra.

Na ocasião, o secretário garantiu que o Estado não cogitava a hipótese de vender o Hospital ou diminuir o número de leitos psiquiátricos. De acordo com Terra, há 130 unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) espalhados pelo Estado e cerca de 1,7 mil leitos psiquiátricos pelo SUS.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)