Comissões

Cosmam debate sobre a causa animal e meio ambiente

Causa animal, combate às zoonoses e meio ambiente. PROPONENTE: « verª Lourdes Sprenger » Coordenador: verª Cláudia Araújo - Presidente da Cosmam.
Situação dos animais de rua foi um dos temas da reunião nesta terça (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião, na manhã desta terça-feira (13/12), para tratar sobre a causa animal, combate às zoonoses e meio ambiente. A pauta, proposta pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB), foi conduzida pela vereadora Cláudia Araújo (PSD).

Segundo Lourdes, devem ser feitos os credenciamentos de albergues e ong’s para a fiscalização de animais, consultas com veterinários e dar andamento também no cadastro de animais comunitários. Com os credenciamentos, devem ser feitas visitas periódicas para a prevenção de zoonoses. 

O Gabinete da Causa Animal, representado pela coordenadora técnica Bunna Barni, informou que estão sendo realizadas prevenções de diversas doenças e castrações em setores de baixa renda da cidade. A meta da atual gestão até o ano de 2024 é que sejam realizadas 80 mil esterilizações nas clínicas credenciadas. Segundo a coordenadora, no último ano foram realizados 4.745 atendimentos veterinários. A previsão de castrações realizadas no ano de 2022 é de 20 mil.  Para o ano de 2023 está previsto o Castramóvel, que tem como meta ampliar as políticas públicas nas comunidades mais carentes do município.

Representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SMAMUS), Rovana Bortolini ressaltou que a secretaria tem feito uma série de ações, como hortas urbanas em parques e praças e um inventário de emissão de gases efeito estufa, constando o quanto é emitido na Capital. O plano de ação serve para premeditar os efeitos dos gases e reduzir as emissões.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)