Comissões

Cosmam define trabalhos do mês de fevereiro

Reunião de abertura dos trabalhos. Na foto, os vereadores: Paulo Brum,  Nelcir Tessaro, André Carús e José Freitas.
Carús (c) e Freitas (d) serão presidente e vice da Cosmam em 2019 (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre se reuniu nesta terça-feira (5/2) para sua primeira reunião ordinária do ano. Já no início dos trabalhos, os parlamentaras elegeram o vereador José Freitas (PRB) para a vice-presidência da comissão, que tem como presidente o vereador André Carús (MDB). Além deles, os vereadores Nelcir Tessaro (DEM), Paulo Brum (PTB), Hamilton Sossmeier (PSC) e Aldacir Oliboni (PT) integram a equipe.

Carús lembrou que no período de recesso legislativo foi feita uma visita ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). “Fomos ao local com o intuito de verificar problemas com a falta de higienização e de funcionários na portaria. Como resultado, encaminhamos pedido de providências para a prefeitura para a contratação regular desses serviços”, disse. 

O presidente também adiantou as agendas previstas para o mês de fevereiro. “No dia 12 deste mês vamos abordar falta de água em Porto Alegre e as questões relativas ao DMAE. Já no dia 19 de fevereiro, por solicitação do Executivo, falaremos sobre o projeto de lei de concessão das praças e parques da cidade e no dia 26 a Secretaria Municipal de Saúde fará a apresentação do relatório da gestão durante o último quadrimestre de 2018”, destacou. 

Pautas que devem ser debatidas nos próximos meses também foram trazidas, como a sugestão de que, em maio, mês no qual se integra a semana da pessoa com esquizofrenia, se faça uma reunião sobre o assunto. O Conselho Municipal de Saúde também sugeriu um debate sobre a terceirização do SAMU, a assistência laboratorial municipal e contratação das atividades-meio pela prefeitura (portaria, limpeza e segurança). 

Tessaro propôs visitas ao hospital da Restinga e ao Beneficência Portuguesa e um pedido de informações ao Executivo para saber como está a parte estrutural do Hospital Parque Belém. José Freitas deseja debater a situação da UPF Vila dos Sargentos, alvo de violência. Por fim, o vereador André Carús informou que estará em Brasília nos dias 13 e 14. “Tenho agendas marcadas nos ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e da Cidadania. Os colegas que tiverem demandas sobre essas áreas, podem me alcançar.”

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)