Comissões

Cosmam: Executivo apresenta Relatório de Gestão da Saúde

  • Audiência Pública para apresentação do Relatório de Gestão da Saúde do 2º quadrimestre de 2021.
    Dados da SMS foram debatidos em reunião virtual nesta terça-feira (Foto: Martha Izabel/CMPA)
  • Audiência Pública para apresentação do Relatório de Gestão da Saúde do 2º quadrimestre de 2021.
    Vereador Jessé coordenou trabalhos na Cosmam (Foto: Martha Izabel/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou audiência pública para apresentação, por parte da Secretaria Municipal da Saúde, do Relatório de Gestão da Saúde do 2º Quadrimestre de 2021. No encontro virtual, realizado pela plataforma Zoom nesta terça-feira (5/10), o titular da pasta, Mauro Sparta, ressaltou as principais iniciativas desenvolvidas no período, que mantiveram como foco prioritário a ampliação e manutenção de ações direcionadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 na Capital.

Entre a medidas importantes destacadas por Sparta, estão: atualização periódica do Plano de Contingência Municipal; estruturação dos serviços para atendimento à população em consultas, exames e internações; avaliação e monitoramento dos indicadores referentes à situação epidemiológica; acompanhamento e análise da suficiência financeira, fluxo de caixa, receita e despesa; ações intersetoriais para o desenvolvimento de medidas de flexibilização; atualização do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 conforme Planos Estadual e Federal e implantação de ambulatórios pós-Covid.

“Apesar de ter diminuído a força da pandemia e com o processo de vacinação diário, permanecemos realizando essas ações. O principal impacto da pandemia foi a sobrecarga do sistema de saúde: em 25/3, eram 870 internados em leitos de UTI adulto por Covid-19, em 28/9 reduziu para 145. Quanto aos leitos clínicos hospitalares, foram 901 internados em 31/3 e 152 em 26/9. Temos o total de 5.615 óbitos no período, sendo que 17/3 registrou 67 óbitos e 2 em 29/9”, apontou o secretário.

Vacinas

Outro aspecto evidenciado na apresentação trata da vacinação na Capital e atendimento de pacientes recuperados da doença. “Hoje, esse número já aumentou, mas, até ontem de manhã, Porto Alegre tinha 95,9% da população com a primeira dose da vacina e 69,5% com o esquema vacinal completo, fruto também das ações como busca ativa, vacinação em drives, rolê da vacina, ampliação da faixa etária. Quanto ao trabalho desenvolvido no atendimento pós-Covid, foram 110 pacientes atendidos no quadrimestre na primeira consulta e não há fila de espera. No perfil desses atendimentos, constatamos que 56% são mulheres, 90% internaram, média de idade em 51,9 anos, queixas comuns como fadiga, dispneia, fraqueza e dor lombar e, nas queixas menos comuns, depressão, ansiedade e perda de memória”, disse o secretário, que também reforçou que a pasta está potencializando mutirões visando diminuir as filas de procedimentos e exames.

Entre os indicadores do Programa de Metas – PROMETA apresentados, houve destaque, entre outros temas, para a ampliação das unidades de saúde com horário de funcionamento ampliado: a meta eram 34 e hoje já são 43. Já a cobertura populacional estimada pelas Equipes de Saúde da Família, teve como resultado no 2º quadrimestre o índice de 60,27%. Sobre obras, 41 estão aguardando elaboração, 10 em execução e 16 foram concluídas, como o Ambulatório de Reabilitação Pós-Covid, localizado no IAPI. Também foi evidenciado o sistema de integração de dados clínicos, permitindo e qualificando o monitoramento de dados em saúde com maior eficiência, dados epidemiológicos, situação de emergências, UTIs, vacinação, Covid-19 etc.

Vereadores

A audiência foi coordenada pelo presidente da Cosmam, Jessé Sangalli (Cidadania) e também contou com as presenças dos vereadores José Freitas (Republicanos); Lourdes Sprenger (MDB);  Cláudia Araújo (PSD) - vice-presidente, que reforçou a importância de mutirão no Outubro Rosa para atendimentos e exames de mamografias; Aldacir Oliboni (PT), que sugeriu a criação um banco de captação de recursos de emendas federais para a saúde, e Psicóloga Tanise Sabino (PTB), que fez intervenções, especialmente, referentes aos atendimentos na área da saúde mental.

Íntegra do Relatório de Gestão da Saúde do 2º Quadrimestre de 2021

Confira a íntegra da apresentação feita na audiência pública clicando aqui.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)