COMISSÕES

Cosmam promove seminário sobre meio ambiente

  • Comissão promove seminário sobre o meio ambiente, proposto pela vereadora Cláudia Araújo
    Comissão promove seminário sobre o meio ambiente, proposto pela vereadora Cláudia Araújo (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)
  • Comissão promove seminário sobre o meio ambiente, proposto pela vereadora Cláudia Araújo
    Secretário da Smamus, Germano Bremm, apresentou as ações sustentáveis da Prefeitura de Porto Alegre (Foto: Paulo Costa/CMPA)

Na tarde desta quinta-feira (22/06), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) promoveu seminário sobre meio ambiente, que abordou os temas sustentabilidade, inovações, projetos e soluções. O evento aconteceu no Plenário Ana Terra e a proposição foi da vereadora Cláudia Araújo (PSD). Na abertura, o presidente da Cosmam, vereador José Freitas (Republicanos), lembrou que “no último dia 5 de junho, celebramos o dia do meio ambiente, que sugere a reflexão sobre o tema”.

A proponente começou agradecendo a todos presentes. “A sustentabilidade é uma prioridade nos dias de hoje. A inovação nos desafia a encontrar novas soluções para problemas ambientais”, apontou Cláudia. A parlamentar falou também sobre as novidades na área de energia limpa e a fabricação de produtos através da reciclagem. 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, apresentou as ações sustentáveis da Prefeitura de Porto Alegre. “Em 2021, assinamos a campanha global Race to Zero, assumindo o compromisso de reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa até 2030 e zerar até 2050”, contou. Conforme o inventário de gases de efeito estufa, elaborado pela Smamus, as principais emissões da cidade são do transporte, que corresponde a cerca de 67%, seguida de energia estacionária, com 23%, e resíduos, com pouco mais de 8% do total de emissões. Por outro lado, de acordo com o mesmo inventário, a Capital já conseguiu reduzir em 5% a emissão dos referidos gases entre 2016 e 2019.

O titular da Smamus explicou ainda que a pasta estruturou ações macro e micro para mitigar o impacto da emissão de poluentes. Dentre as ações macro, uma das principais é a revisão do plano diretor, que, na visão do secretário, está bastante desatualizado em relação às questões ambientais, tendo em vista que foi editado há mais de dez anos. “As ações micro são aquelas de curto prazo, caracterizam-se por projetos de sustentabilidade de impacto imediato na qualidade de vida da população”, apontou Bremm.

Na sequência, o seminário contou com um ciclo de palestras sobre sustentabilidade, reciclagem, logística reversa, economia circular e outros. Participam do evento além de vereadores integrantes da Cosmam, representantes do Executivo, empresas, técnicos, engenheiros, empreendedores, servidores e estudantes.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)