COMISSÕES

Cosmam realiza visita ao Hospital Vila Nova

  • Visita da Cosmam ao Hospital Vila Nova.
    O coordenador da Enfermagem, Fábio Silva, conduziu os membros da Cosmam na visita às unidades do Hospital Vila Nova (Foto: Marlon Kevin/CMPA)
  • Visita da Cosmam ao Hospital Vila Nova.
    Antes de percorrer as unidades do hospital, foram apresentados dados e informações dos atendimentos no local (Foto: Marlon Kevin/CMPA)

Na manhã desta terça-feira (13/08), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) realizou visita externa ao Hospital Vila Nova, para fiscalização das instalações e apuração de denúncia de quartos mistos na internação. Os membros da Comissão foram recebidos pelo coordenador da Enfermagem, Fábio Silva; e a médica coordenadora do Departamento de Qualidade, Bruna Razzolin; que contaram um pouco do trabalho desenvolvido pela instituição e apresentaram as unidades do Vila Nova aos vereadores. O local é mantido pela Associação Hospitalar Vila Nova e atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme Silva, o Hospital Vila Nova dispõe de 649 leitos e realiza cerca de 1.500 internações por mês, sendo 50% provenientes da emergência. A estrutura conta com unidade cirúrgica, unidade oncológica, área destinada à saúde mental e dependência química; ala para pessoas privadas de liberdade, através de convênio com o Estado; além de diversas especialidades médicas. O hospital tem 40 leitos de UTI adulto e dez de UTI pediátrica. São pelo menos 15 médicos trabalhando 24 horas por dia para atendimento no local, além dos intensivistas, residentes e outros. A equipe de enfermagem tem em torno de mil profissionais, sendo 180 enfermeiros e os demais técnicos. Dispõe ainda de uma assistente social por unidade e psicólogo no hospital 24 horas.

Sobre a realização de exames, o coordenador da Enfermagem esclareceu que estes são feitos em ordem de prioridade, de acordo com o risco do paciente, podendo levar até 15 dias. “Em alguns casos, o paciente não pode voltar pra casa, e tem que aguardar internado para fazer o exame”, explicou. Quanto ao questionamento acerca da emergência lotada, Silva disse que após a pandemia, a demanda no Hospital Vila Nova aumentou muito: “a gente é muito pressionado pela região metropolitana”, resumiu, já que, de acordo com ele, Porto Alegre tem um sistema de saúde robusto e organizado, mesmo tendo que melhorar em alguns pontos.

Em relação à denúncia de quartos mistos, Silva garantiu que “internações mistas no hospital nunca existiram no mesmo quarto; somente a ala da emergência possui atendimento misto inicial, mas com cortinas separando os pacientes”. Segundo o coordenador, apenas na internação infantil, até 12 anos, existe a possibilidade de o quarto ser misto.

Como encaminhamento da visita, a presidente da Cosmam, vereadora Lourdes Sprenger (MDB), juntamente aos demais membros, solicitaram um pedido de informação acerca da apuração do caso relatado na denúncia, a ser encaminhado à Comissão.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)