COMISSÕES

Cosmam trata sobre a Central de Intérpretes de Libras

Reunião de Comissão - 30ª Reunião (Ordinária) da COSMAM – Central de Intérpretes de Porto Alegre
Vereadores ouviram representantes da Prefeitura de Porto Alegre (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre se reuniu na manhã desta terça-feira (5/9) para debater os quatro meses de atuação da Central de Intérpretes de Libras (CIL) no município e como está sua adaptação aos serviços da saúde. O tema foi proposto pelo presidente da comissão, vereador José Freitas (Republicanos).

Freitas apresentou o trabalho da CIL, que auxilia os deficientes auditivos a utilizar serviços municipais. “Está tramitando também o projeto que assegura às pessoas com deficiência auditiva um tradutor intérprete de Libras nas instituições financeiras privadas”, complementou o vereador.

O diretor de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), William Cabral Tempel, relatou que o serviço da Central de Libras já existia no município, porém era apenas para eventos e comunicação da prefeitura, e não para o atendimento de ponta a ponta da cidade. “De todos os projetos que eu tenho da coordenação de acessibilidade, esse é o mais barato, e o que é o de impacto mais importante para a comunidade surda e para a pessoa com deficiência”, afirmou o diretor. Ele dsse que quer dar continuidade aos investimentos do projeto, com o aval do secretário da SMDS e do prefeito Sebastião Melo.

Georgia Volkmer, assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, relatou que foram realizados 88 atendimentos pela CIL, afirmando que a saúde é a área que mais realiza serviços de atendimento pela central, em comparação com as outras instituições. “Fiz uma apresentação passo a passo, para todas as unidades de saúde. Não basta apenas o QR code ou divulgar o número de telefone, temos que dizer para as unidades como realizar o atendimento”, disse Georgia, em relação à solicitação de atendimento por parte das pessoas com deficiência auditiva.

O diretor da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos, Diego Silva, discursou sobre os trabalhos da CIL, explicando que a central é responsável pelo atendimento aos postos de saúde, acesso ao Transporte Integrado de Porto Alegre (TRI), ao SINE, à assistência social, ao Conselho Tutelar e a outros serviços municipais. “O principal é a área da saúde”, afirmou Silva. Segundo ele, a CIL tem importante impacto na saúde para o surdo, por manter um laço forte do deficiente com o serviço, no qual a vida dele depende.

Texto

Vinícius Goulart (estagiário de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)