Comissões

Cosmam visita as instalações do Presidente Vargas

Bosio (de camisa verde) explicou aos vereadores suspensão de leitos Foto: Bolívar Abascal Oberto
Bosio (de camisa verde) explicou aos vereadores suspensão de leitos Foto: Bolívar Abascal Oberto

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal compareceu na manhã desta terça-feira (30/03), ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HPV) em Porto Alegre para vistoriar as condições de atendimento e de infraestrutura do local. Atendendo às reivindicações de alguns funcionários, os vereadores visitaram o bloco cirúrgico, o setor de raio-x, a pediatria e o prédio assistencial. A Comissão foi recebida pelo diretor da instituição e novo secretário de saúde da capital, Carlos Casartelli.

"Nossa gestão tem priorizado pelas mudanças aos poucos já que faz mais de duas décadas que não recebemos investimentos. Estamos reformando a rede elétrica e o centro de materiais", explicou ao reconhecer que houve suspensão de leitos no hospital pela falta de funcionários. "No entanto, não deixamos de atender ninguém nas nossas dependências", registrou. Atualmente, o HPV comporta no total 165 leitos destinados a crianças e mulheres.

Mais recursos humanos

Funcionário do hospital e membro da Associação de Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Assms), João Ezequiel reclamou da ociosidade enfrentada por um hospital de referência como o HPV. "Enquanto hospitais da cidade enfrentam a superlotação, o HPV não atende a demanda adequada de usuários", criticou. Segundo ele, a diminuição dos leitos da instituição é gradativa e acarreta na qualidade do atendimento. Atualmente, o Hospital conta com 900 servidores em seu quadro.

Para Marcelo Bosio, assessor da direção do HPV, a suspensão dos leitos é justificada pelo baixo movimento do hospital na época de verão. "A medida que vamos nos aproximando do inverno, vamos fazendo contratações emergenciais para suprir", explicou. Conforme o vereador Dr. Thiago (PDT), a Cosmam continuará com as fiscalizações nos hospitais da cidade, atendendo às reivindicações dos funcionários. "É nosso dever vistoriais os atendimentos de saúde no município e alertar o Executivo sobre que soluções tomar", reiterou. Ainda participaram da visita os vereadores Carlos Todeschini (PT), Fernanda Melchionna (Psol) e Lúcio Barcelos (Psol). ´

Ester Scotti (reg. prof. 13387)