Comissões

Cosmam visita Unidade de Saúde Animal Victória

  • Visita à Unidade de Saúde Animal Victória
    Usav é gerenciada pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Visita à Unidade de Saúde Animal Victória
    Vereadores visitaram instalações na Lomba do Pinheiro (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Membros da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre estiveram, nesta quinta-feira (19/8), na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) para conhecer a estrutura e os serviços realizados no local. Durante a visitação, o presidente da Cosmam, vereador Jessé Sangalli (Cidadania), a vereadora Lourdes Sprenger (MDB), que propôs a visita, e o vereador José Freitas (Republicanos) foram recepcionados pelo coordenador técnico e médico-veterinário Rodrigo Raphael Emperador, que apresentou as dependências onde são feitos os atendimentos clínicos, consultas de emergência, cirurgias e também o canil e gatil.

O coordenador Rodrigo Emperador explicou que os serviços prestados estão divididos em duas alas. Numa delas ficam administração, recepção, salas de triagem, observações, atendimento e acompanhamento, enfermagem, laboratório e três blocos cirúrgicos. Em outra parte, estão o canil e o gatil, onde estão abrigados animais em recuperação, para adoção/doação ou residentes (como cães bravios, idosos ou em tratamento). “Aqui são realizadas, em média, 760 castrações, 520 atendimentos gerais e 100 a 120 consultas especializadas mensais.” Disse ainda que, após recepção e triagem, os animais são encaminhados para atendimento específico. “Nossa equipe conta com 40 pessoas; entre elas, 14 médicos-veterinários.”

Vereadores

O presidente da Cosmam, Jessé Sangalli, falou que a visita proporcionou conhecer os serviços e o que pode melhorar, além de divulgar para as pessoas que não sabem sobre critérios para atendimento, como castração e tratamentos. “Algumas deficiências podem ser supridas, como, por exemplo, destinar emendas. A veterinária fica no território de Viamão, então vamos tentar conversar com o prefeito de lá, notificar de alguma forma, para pedir que contribua economicamente para que a população desta cidade também possa ser atendida”, sugeriu.

Lourdes Sprenger disse que é importante a Cosmam vir até a Unidade de Saúde Animal e conhecer a realidade de quantos animais são atendidos. “Temos contratado cerca de 9 mil castrações, que é a capacidade dos blocos cirúrgicos existentes, mas para contemplar Porto Alegre há uma reivindicação antiga para descentralizar o atendimento. Estamos trabalhando para ampliar a outras regiões e mais animais serem contemplados”, afirmou.

Já o vereador José Freitas falou que é importante saber das necessidades que são enfrentadas na unidade. Ele entende que a prefeitura deveria aumentar o serviço de atendimento e o número de funcionários. “Não adiantaria aumentar o número de atendimento, se não tem servidores. A gente sabe que tem milhares de cães para serem castrados e atendidos, e também há pessoas sem condições sequer de vir aqui”, concluiu.

Também acompanhou a visita a diretora-geral do Gabinete da Causa Animal, órgão do Executivo, Catiane Mainardi. Ela entende que “a atuação conjunta do Legislativo e do Executivo em prol do bem-estar animal é um avanço nas políticas públicas voltadas aos animais".

A Unidade

Desde 2020, a Unidade de Saúde Animal Victória é gerenciada pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), através de Termo de Colaboração com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que repassa mensalmente o valor de R$ 262 mil para a manutenção do hospital. A supervisão dos trabalhos é do Gabinete da Causa Animal.

Atendimento

Entre os serviços oferecidos pelo hospital veterinário estão: atendimentos clínico e de urgência, castração, cirurgias, exames laboratoriais, fisioterapia e reanimação. Há, também, consultas nas especialidades de cardiologia, dermatologia, neurologia, oftalmologia, oncologia e ortopedia.

A prioridade é para animais levados por tutores, pessoas de baixa renda (até três salários mínimos). O atendimento é gratuito, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, feito por agendamento ou ordem de chegada (com distribuição de senhas). O requerente deve apresentar documento de identidade, comprovante de residência, registro do Número de Identificação Social (NIS) ou do Bolsa Família. A Usav está localizada na Estrada Bérico José Bernardes, nº 3489, na região da Lomba do Pinheiro (bairro Planalto), em Viamão.

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Lomba do PinheiroUsavVictóriaUnidade de Saúde Animal