CPI

CPI da gestão Marchezan é prorrogada por mais 60 dias

  • Reunião da CPI com a finalidade e investigar fatos relacionados com as denúncias apresentadas no Processo de Impeachment. Ao microfone, o vereador Roberto Robaina.
    CPI terá mais dois meses para investigar denúncias (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)
  • Reunião da CPI com a finalidade e investigar fatos relacionados com as denúncias apresentadas no Processo de Impeachment.
    Vereadores da base do governo pedem que seus requerimentos sejam apreciados na CPI (Foto: Martha Izabel/CMPA)

Por cinco votos a um os vereadores prorrogaram, nesta quinta-feira (05/3), na Câmara Municipal de Porto Alegre, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as denúncias de irregularidades na gestão do prefeito Nelson Marchezan Jr. O prazo será estendido por mais 60 dias e avaliará os requerimentos solicitados e aprovados pelos vereadores integrantes da comissão que apreciam o pedido de impeachment do gestor municipal.

Na oportunidade, também foram aprovados os requerimentos de solicitação judicial das oitivas dos autores do pedido, Cláudio Souto e Greice de La Rocha, também a presença do prefeito Nelson Marchezan Jr., do delegado responsável pelo combate à corrupção na Capital, Max Ottor Ritter, do diretor técnico da Carris, Flávio Caldasso, e dos ex-sócios de Michel Costa, Juliano Forlin e Marcelo Chuk.

O presidente da Comissão vereador Roberto Robaina (PSOL), ressaltou que é fundamental o andamento da CPI, pois esta é a forma de se esclarecer todos os pontos desta investigação que podem ser findados antes do prazo de 60 dias. “A intenção é de se ouvir todos os referidos nos requerimentos antes mesmo do prazo solicitado e assim dar uma resposta a toda a sociedade porto-alegrense, que anseia por respostas”.

O vice-líder do governo na Câmara, vereadpr Moisés Barboza (PSDB), disse que não seria necessária uma prorrogação para o que já está esclarecido e que a comissão precisava também aceitar os pedidos de requerimentos enviados pelos vereadores da base para ouvir o outro lado. “Os meus pedidos de requerimentos não foram aprovados nesta CPI, por isso vou reencaminhá-los para uma nova votação para que também tenhamos a chance de apreciá-los nessa comissão”.

Também estiveram presentes os vereadores Mauro Pinheiro (Rede), líder do governo, Adeli Sell (PT), Felipe Camozatto (Novo), Lourdes Sprenger (MDB), João Carlos Nedel (PP), Professor Wambert (PL) e Cláudio Conceição (DEM). A próxima reunião da CPI será realizada dia 12 de março, às 10 horas no Plenário Otávio Rocha.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)