COMISSÕES

CPIs da Educação aprovam convocações e cronograma de depoimentos

16ª Reunião Conjunta das CPIS da Educação para votação de requerimentos.
Reunião ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA)

As Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que apuram possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Educação (Smed) se reuniram de forma conjunta na manhã desta segunda-feira (25). Foram aprovados requerimentos de convocações para oitivas e um cronograma de depoimentos. A sessão foi conduzida por Cláudia Araújo (PSD), vice-presidente da comissão presidida pela vereadora Mari Pimentel (Novo).

Os parlamentares votaram uma série de requerimentos para oitivas que haviam sido apreciados previamente em apenas uma das duas CPIs. O procedimento foi necessário para que os depoentes sejam ouvidos conjuntamente pelas comissões.

Foram aprovadas a convocação de Claudia Gewehr Pinheiro, ex-secretária-adjunta pedagógica de Educação; do empresário Sérgio Bento de Araújo, das empresas Austral e Inca, que venderam materiais à Secretaria Municipal da Educação (Smed); de Pedro Ricardo Ávila Porto, Gisele Vieira Ramos e Airton Rodrigues Ledel, servidores da Secretaria Municipal de Compras e Licitações da Prefeitura de São Leopoldo; e de Anelise Tolotti Dias Nardino e Patrícia da Silva Pereira, servidoras da Smed.

A vereadora Fernanda Barth (PL) sugeriu que seja ouvido o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT). O município realizou uma ata de registro de preços para aquisição de telas interativas à qual a Smed aderiu. Cláudia Araújo disse que será enviado um convite a Vanazzi. 

Roberto Robaina (PSOL) criticou o Executivo Municipal por não ter prestado informações solicitadas pela CPI em agosto. Ele apresentou, ainda, um requerimento solicitando quatro esclarecimentos ao empresário Jaílson Ferreira da Silva. Cláudia Araújo afirmou que o requerimento será apreciado na próxima sessão. Também será debatido na próxima reunião o requerimento de convocação de Camila Corrêa de Souza, Giovani Martins Vaz dos Santos e Roberto José Costa Mota Júnior, servidores da Smed.

Os vereadores definiram um cronograma para os próximos depoimentos, que serão realizados de forma conjunta pelas duas CPIs:

2/10 – Sônia da Rosa, ex-secretária da Smed

9/10 – Michele Bartzen Acosta Schroder, servidora da Prefeitura Municipal de Canoas

16/10 – Mário de Lima, ex-secretário adjunto financeiro da Smed

23/10 – Claudia Gewehr Pinheiro, ex-secretária-adjunta pedagógica da Smed

30/10 – Sérgio Bento de Araújo, das empresas Austral e Inca

6/11 – Pedro Ricardo Ávila Porto, secretário de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal de São Leopoldo

13/11 – Gisele Vieira Ramos, gerente de licitações da Secretaria de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal de São Leopoldo

20/11 – Airton Rodrigues Ledel, coordenador de compras e licitações da Secretaria de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal de São Leopoldo

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)