Criatividade é a saída para retomar o protagonismo do OP
Integrando a programação do Fórum Social Temático na Câmara Municipal de Porto Alegre, aconteceu, na manhã desta quinta-feira (21/1), no Plenário Otávio Rocha, um encontro sobre a troca de experiências de participação popular e relatos das cidades, temas relacionados ao Orçamento Participativo (OP). Participaram do evento representantes de cidades que têm no OP uma forma de compartilhar as principais demandas sociais, como Caruaru (PR), Marau (RS), Ipatinga (MG), além de Córdoba (Argentina).
Os debatedores deram testemunhos sobre os projetos implantados em seus municípios nas zonas rural e urbana. O centro de tudo foi a participação popular e de que forma as comunidades são envolvidas no processo. Foi constatado o crescimento da participação popular nestes 27 anos de existência do modelo de OP. Segundo ex-prefeito de Novo Hamburgo Tarcísio Zimmermann, o OP hoje sofre com um recuo provocado pela situação financeira dos municípios, que não conseguem atender a demandas populares. Ele afirmou que é preciso discutir de onde vem o dinheiro e a taxação da receita pública, para que o OP retome seu protagonismo.
Saída
Um dos motivos apontados pelos participantes do encontro é a falta de interesse da população pelo OP, participando de duas ou três reuniões e desistindo ao ver que suas demandas não são atendidas. Saídas apontadas para atrair a atenção e o interesse popular remetem ao desenvolvimento de processos informativos por meio de gabinetes digitais, no sentido de ampliar o diálogo com as comunidades, como sugeriu o secretário-adjunto da prefeitura de São Paulo, Gustavo Vidigal. "É uma ferramenta utilizada para a comunicação nas grandes cidades utilizando os recursos das redes sociais, destacou.
O Orçamento Participativo foi criado em 1989 em Porto Alegre e virou um modelo de política de participação, hoje adotado em vários países.
Programação
A programação do Fórum Social Temático na Câmara Municipal de Porto Alegre continua na tarde desta quinta-feira:
Quinta-feira (21/1)