Tribuna Popular

CRMV ressalta a importância do médico veterinário para o município

Tribuna Popular -  Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul.
Mauro Moreira preside o CRMV no Rio Grande do Sul (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) ocupou o período de Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre desta segunda-feira (4/9). O presidente da entidade, Mauro Antonio Correa Moreira, ressaltou a importância do profissional veterinário para a saúde da vida animal e da população em geral. 

 

Moreira falou da importância de espaços de fala, como o da Tribuna Popular, para evidenciar o trabalho do CRMV. “Principalmente neste mês de setembro, onde comemoramos o Dia do Médico Veterinário”, disse o presidente. De acordo com ele, o conselho conta com 15.967 médicos veterinários inscritos e ativos, 698 zootecnistas e 18.388 empresas registradas. Moreira também explicou que o trabalho do veterinário está muito próximo das pessoas, desde a atuação na inspeção de alimentos, na agroindústria e na vigilância sanitária.

 

“Nós não temos muitos municípios que têm o médico veterinário. Por isso, é uma oportunidade que estamos tendo aqui em falar para os municípios da importância que tem esse serviço.” Ele também realçou a atuação dos veterinários que trabalham com controle populacional de cães e gatos do município. “Uma tarefa de extrema importância, não só para o bem estar animal mas também para a sanidade desses animais e para saúde pública”,

 

“Hoje, não podemos falar em saúde humana sem falar do elo da medicina veterinária. Somos uma das poucas áreas que abrange a medicina animal, a saúde ambiental e a saúde humana”, concluiu Moreira. Ele deixou o CRMV à disposição da Câmara para aqueles que gostariam de contribuir com a entidade.

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)