Sessão Solene

CTG Tiarayú faz 50 anos e recebe homenagem da Câmara

Patrão Gilmar Arthuig dirige o CTG Foto: Elson Sempé Pedroso
Patrão Gilmar Arthuig dirige o CTG Foto: Elson Sempé Pedroso
A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou hoje (21/9) em Sessão Solene o Centro de Tradições Gaúchas Tiarayú. O CTG, nascido em 1962 no Jardim Itú, zona Norte da Capital, completou ontem (20/9) 50 anos de fundação. Neste sábado (22/9), o CTG realiza em sua sede (rua Abílio Muller, 251) um fandango para comemorar o cinquentenário. 

Em nome da Câmara, o vereador Elói Guimarães (PTB), que presidiu a sessão, lembrou que já foi patrão de honra do Tiarayú. "O CTG, conhecido de todos no Jardim Itú, tem uma história que se assenta na filosofia da figura de Sepé Tiarajú. Foi ele quem cunhou a expressão "Esta terra tem dono" ", lembrou Elói. Ao destacar a história do Centro, o vereador relembrou o ano de 1972, quando o Tiarayú foi a Vacaria e venceu o campeonato de danças artísticas. "Naquela época, o CTG estava na ponta dos cascos. E até hoje tem uma invernada respeitada. O Tiarayú orgulha a cidade de Porto Alegre."

O CTG foi representado pelo patrão Gilmar Lopes Arthuig. Ele disse que a homenagem recebida na Câmara terá um agradecimento eterno do Tiarayú. Agradeceu em especial ao hoje vereador suplente Nereu d´Avila (PDT), que solicitou ao vereador Alceu Brasinha (PTB) a realização da homenagem. "O CTG Tiarayú sente-se orgulhoso por este momento."

A sessão foi acompanhada pelos vereadores Idenir Cecchim (PMDB) e João Carlos Nedel (PP), além de integrantes do CTG.

Texto e edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)