Cuthab debate impactos do fechamento da comporta 14 pelo Dmae
A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre ouviu hoje (6/8) representantes de clubes náuticos e de empresas da área de hidrovias sobre o fechamento da comporta 14, na avenida Sertório, principal acesso ao Parque Náutico Alberto Bins. Segundo eles, o fechamento anunciado pelo Dmae prejudicará as atividades dos clubes e das empresas. Convidado para a reunião, o Dmae não enviou representantes.
A reunião foi dirigida pelo presidente da comissão, vereador Giovani Culau (PCdoB), por sugestão do vereador Everton Gimenis (PT). "A Prefeitura não pode tomar esta decisão (de fechamento) sem ouvir os interessados. Mais importante do que simplesmente fechar a comporta é fazer a manutenção adequada", observou Gimenis. "Não adianta tomar medidas apressadas sem ouvir os afetados. Não acho que a saída seja a concretagem das comportas", complementou Culau.
Remosul e hidrovias
O diretor da Federação de Remo do RS (Remosul), Werner Hörer, disse que o fechamento da comporta afetará, além dos remadores, vários projetos sociais desenvolvidos pelos clubes esportivos que beneficiam crianças da região. "Sem o acesso pela comporta 14, ficaremos impossibilitados de praticar o esporte", explicou Hörer.
Representando as empresas de transportes de cargas e passageiros por hidrovias (HidroviasRS), Sérgio Kirsch alertou para os impactos no trânsito da área central de Porto Alegre. Segundo ele, caminhões que hoje utilizam a comporta 14 para acessar a área portuária terão de trafegar pelas avenidas Mauá e Voluntários da Pátria. "Não é nada racional fechar a 14 e jogar todo este fluxo de veículos pesados no Centro."
Encaminhamentos
Diante da ausência do Dmae, a comissão aprovou dois encaminhamentos: enviar um Pedido de Providências à Prefeitura solicitando a reconsideração do fechamento da comporta 14; e uma solicitação para que o Executivo receba os representantes dos clubes e das empresas atingidas, para que possam expor seus argumentos contra o fechamento da comporta 14. No caso da reunião, Culau disse que já tem a garantia da Prefeitura de que o encontro será realizado.