COMISSÕES

Cuthab debate instalação de área de lazer em comunidade do Santa Tereza

  • Instalação de equipamento de praça/campo de futebol em terreno do DEMHAB - bairro Santa Tereza
    Comissão ouviu representantes da comunidade (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Instalação de equipamento de praça/campo de futebol em terreno do DEMHAB - bairro Santa Tereza
    Reunião foi proposta pela vereadora Karen Santos (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião nesta terça-feira (19/12) para discutir a instalação de um equipamento de praça em um terreno do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) localizado no bairro Santa Tereza. A proponente foi a presidente da comissão, vereadora Karen Santos (PSOL), que conduziu a reunião.

A vereadora disse que não é a primeira vez que há um movimento para que o local se transforme em um espaço de lazer e disse que é preciso avançar e começar a tomar atitudes para que esse espaço público abandonado seja bem utilizado a favor da comunidade. 

O representante do projeto social do Morro Santa Tereza, NS BRASIL, Dedeco, afirmou que o Estado não pode apenas fazer cobranças e não fornecer estrutura para a comunidade, e que é direito de todos ter uma área de esporte e lazer dentro da comunidade. “Precisamos evitar que nossas crianças e adolescentes se envolvam na criminalidade e, para fazer isso, só com esporte, cultura, educação e lazer. A área que reivindicamos é para um bem maior, para um uso coletivo indispensável e nós não vamos abrir mão disso", destacou.

O conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Felisberto Luisi, disse que é notável que existem muitos projetos voltados ao bem da cidade, mas que normalmente comunidades de periferias ficam de fora. “A experiência no CMDCA é triste, pois a gente nota o que as comunidades estão passando nesse momento e a gente vê que não há uma preocupação do Poder Executivo em relação a isso”, relata. 

Como encaminhamento, a vereadora Karen sugeriu uma reunião extraordinária da comissão na comunidade para fazer uma mobilização e dar uma expectativa em relação a projetos futuros. 

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)