Comissão

CUTHAB debate podas de vegetação que atrapalham sinalização e ciclovias

35ª Reunião Ordinária para debater sobre a poda de árvores que bloqueiam ciclovias, esquinas e sinalizações.
Reunião virtual ocorreu hoje de manhã (Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA)

A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião virtual, nesta terça-feira (10/10), para discutir as necessidades de podas de árvores em esquinas e ciclovias que bloqueiam a sinalização. A proponente foi a vereadora Fernanda Barth (PL), que conduziu a reunião.

A vereadora discutiu os riscos que causam os arbustos e árvores em locais que atrapalhem a visão no trânsito, aumentando as  chances de ocorrer acidentes, além dos riscos que causam nas ciclovias. “Eu uso muito, o Jessé e o vereador Sgarbossa também usam muito as ciclovias, e quantas vezes que a gente não teve que cuidar para não furar um olho nos galhos das árvores”, relatou a vereadora em relação à necessidade de podas das árvores em esquinas e ciclovias.

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio, concordou que é importante fazer um grupo específico de profissionais para analisar os locais necessários para podas, para diminuir os riscos de acidentes no trânsito e ciclovias. “A EPTC tem sido parceira, e a gente prontamente atende, mas talvez a gente precise fazer uma parceria com outros órgãos que estejam com mais pessoas circulando pelas ruas”, disse o secretário sobre organizar uma equipe para realizar as podas.

A Chefe da Equipe de Transporte Individual e Seletivo, Andrea Lederer, explicou que a EPTC realiza vistoria nas ruas e ciclovias e caso tenha alguma irregularidade, a equipe contata a Secretaria de Serviços Urbanos para realizar as podas. “Além das vistorias, quando somos contatados pela população de locais que precisam de podas, também repassamos para a SMSURB”, explicou Andrea.



Texto

Vinícius Goulart (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)