Comissões

Cuthab discute duplicação de trecho da Avenida Protásio Alves

Viabilidade de implementação da duplicação pontual da Av. Protásio Alves, trecho até a Av. Delegado Ely Corrêa Prado. Ver. Jessé Sangalli - Presidente da CUTHAB
Alargamento da avenida é uma reivindicação da comunidade (Foto: Brenda Rodrigues/CMPA)

Na manhã desta terça-feira (25/10), a Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (CUTHAB) promoveu uma reunião para discutir a viabilidade de implementação da duplicação pontual da Avenida Protásio Alves, trecho até a Avenida Delegado Ely Corrêa Prado.  O presidente da CUTHAB, vereador Jessé Sangalli (Cidadania), conduziu a reunião.

Sangalli afirmou que após a intervenção da Secretaria de Serviços Urbanos e a conclusão das obras no trecho, houve um amadurecimento da questão da duplicação da via que dá acesso para as cidades de Alvorada e Viamão. Segundo ele, já foram executadas duplicações pontuais na região como na Avenida Paraíso com a Protásio Alves em direção à capital. Agora a solicitação é fazer a duplicação do trecho remanescente, para dar vazão ao trânsito que afunila em um quilômetro na região.

O secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores, informou que a Protásio Alves é o único acesso à Porto Alegre que possui pista simples. "Existe hoje uma grande dificuldade com o alto custo da obra de ampliação da avenida, que fica em torno de R$ 100 milhões, incluindo drenagem, calçadas e ciclovias. A ampliação da estrada demanda também uma série de desapropriações de terrenos para a melhora do fluxo do tráfego", disse ele.

Representando a EPTC, Aline Trindade  falou que o alargamento é muito importante, pois é um gargalo de entrada e saída da cidade. "As duplicações pontuais ajudaram o fluxo, porém duas faixas seriam essenciais, principalmente pela quantidade de condomínios habitacionais na região."

 

Texto

Eduarda Burguez (estágiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)