Comissões

Cuthab discute liberação da faixa dos ônibus para escolares, táxis e lotações

  • Faixa azul
    Utilização de faixa azul por escolares, lotações e táxis foi tema de reunião na comissão hoje (Foto: Anselmo Cunha/PMPA)
  • Reunião de Comissão - CUTHAB - Possibilidade do uso da faixa azul e corredor de ônibus por escolares, táxis e lotações.
    Entidades envolvidas se manifestaram sobre a proposta (Foto: Yasmim Fernandes Borges/CMPA)

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) realizou um encontro, nesta terça-feira (24/5), para debater a possibilidade de uso da faixa azul e corredores de ônibus por escolares, táxis e lotações. A reunião foi conduzida pelo vereador Jessé Sangalli (Cidadania), presidente da comissão. “Viemos falar da possibilidade do uso da faixa azul por algumas categorias de veículos. Hoje em dia ela é utilizada especialmente por ônibus, transporte coletivo e, por um decreto, já é utilizada por táxis do município de Porto Alegre. Entretanto, tem um projeto de lei do vereador Cláudio Janta (SD) em discussão na Câmara, junto com uma emenda, que estende esse uso também para transporte escolar e lotações, que acabam servindo como auxiliares de transporte coletivo”, destacou.

Representando a Associação do Transporte Escolar de Porto Alegre (ATE), Katia Henriques parabenizou o projeto e destacou a importância de sair do papel. “Queremos deixar claro que a nossa intenção de ter a permissão de transitar na faixa azul não prejudica e não dificulta os corredores de ônibus. Então, se liberar o trânsito na faixa azul para nós, já é de grande valia, e a população escolar e os transportadores agradecem. A gente espera que saia do papel, pois é uma luta de mais de quatro anos que o transporte escolar vem pedindo e não tem voz.”  

Flávio Tumelero, representante da EPTC, disse que, por enquanto, não é favorável nem contra o projeto e destacou alguns pontos importantes a serem avaliados: "A questão do tempo de viagem no transporte coletivo, isso foi um dado bastante positivo. A outra questão é obviamente a dos acidentes, temos sempre que ter um cuidado grande com isso”. 

Participaram do debate na Cuthab representantes da Secretaria Municipal Mobilidade Urbana (SMMU), Conselho Municipal de Transportes Urbanos (COMTU), Procuradoria-Geral do Munícipio, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Estadual de Logística e Transportes, Metroplan- Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, DETRAN-RS, Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL), Consórcio Viva Sul, Consórcio de Mobilidade da Área Integrada Sudeste-Mais, Mob Mobilidade em Transportes, Consórcio Via Leste, Sindicato dos Motociclistas Profissionais (SINDIMOTOS), Associação dos Taxistas de Porto Alegre e Grande Porto Alegre (ASSTAXI), Federação dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros do Rio Grande do Sul (FECAVERGS), Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (SINTÁXI), Associação do Transporte Escolar de Porto Alegre e União das Associações de Moradores de Porto Alegre (UAMPA).

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)