COMISSÕES

Cuthab discute melhor sinalização de trânsito em bases do SAMU

Sinalização viária das 12 estações-bases do SAMU
Coordenador Geral do SAMU, Günther Ayala, sugeriu sinalização pintada na pista das vias (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma reunião hoje (21/6) sobre a falta de sinalização viária em algumas das bases em que ficam estacionadas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A reunião foi dirigida pelo presidente da Cuthab, vereador Jessé Sangalli (Cidadania).

Os locais com maior urgência de sinalização são aqueles de grande fluxo e difícil saída, como as bases na Cavalhada e nas avenidas Baltazar de Oliveira Garcia e Ipiranga. Segundo a coordenadora de Enfermagem do SAMU, Ana Maciel, esse problema aumenta o tempo de chegada da ambulância na ocorrência, assim como amplifica o risco de ocorrer algum incidente envolvendo outro carro.

O Coordenador Geral do SAMU, Günther Ayala, propôs uma solução que acredita ser de baixo custo: uma marcação no solo que poderia começar até 50 metros antes das três bases discutidas e sugeriria que os motoristas preferissem a faixa da esquerda. “O nosso entendimento é de que as marcações no solo, em caráter educacional e de advertência, seriam a melhor alternativa. Melhor, inclusive, do que as lombadas eletrônicas e do que das lombadas físicas,” disse. 

Texto

Lucas Zanella (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)