Cuthab

Moradores do Vitória da Conquista esperam reassentamento

Cuthab discutiu reassentamentos Foto: Kaiser Konrad
Cuthab discutiu reassentamentos Foto: Kaiser Konrad

Moradores do loteamento do Jardim Vitória da Conquista, localizado no Porto Seco, Zona Norte da Capital, estiveram novamente na Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) na tarde desta terça-feira (9/5). Pediram uma solução sobre a situação dos moradores que ocupam a área irregularmente. Metade da área envolvida pertence à Petrobras Distribuidora, que ingressou no Ministério Público solicitando reintegração de posse. A outra parte pertence à prefeitura da Capital. O litígio ocorre desde 1998.

Segundo informações do representante do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Luiz Severo, a Prefeitura busca neste momento um local para reassentamento das 740 famílias que reivindicam moradia. “Temos informação de que a Petrobras permanecerá com a área, não permitindo a permanência daquelas famílias”, disse Severo, enfatizando que o município está empenhado na solução do problema.

Os moradores também solicitaram melhores condições de moradia enquanto o impasse não é solucionado. Eles reivindicam luz, água e solução para o esgoto que corre  a céu aberto. Participaram da reunião, além de representantes da comunidade, a Procuradoria-Geral do Município (PGM), Secretaria Municipal do Planejamento, Caixa Econômica Federal, e os vereadores Elói Guimarães (PTB), presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) e José Ismael Heinen (PFL).

Regina Andrade (reg. prof. 8423)