Comissões

Cuthab ouve reivindicações do Jardim do Salso III

Vereadores receberam representantes da comunidade e do Executivo  Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA
Vereadores receberam representantes da comunidade e do Executivo Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab), da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizou, na manhã desta terça-feira (26/4), reunião para tratar da situação da comunidade Jardim do Salso III, incluída como Área Especial de Interesse Social (Aeis). Proponente da audiência, o vereador Idenir Cecchim (PMDB) relatou que uma das principais demandas dos moradores é a instalação de relógios de água individuais nas residências.

Os moradores também fizeram reclamações quanto ao atendimento recebido pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) nos últimos anos. "Nossa maior reivindicação, que se arrasta desde 1999 sem solução, são direitos básicos de todo ser humano: água e esgoto", afirmou Odenir Vargas Santos, um dos representantes da comunidade.

Segundo o arquiteto Fernando Biffignaldi, do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), estão sendo buscadas soluções para todas as demandas, dentro dos prazos legais, respeitando a legislação e a previsão orçamentária. "Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para a melhoria das condições dos moradores", resumiu.

Encaminhamentos

O presidente da Cuthab, vereador Elizandro Sabino (PTB), garantiu, ao final da reunião, uma série de encaminhamentos das demandas. "As informações que recebemos hoje neste encontro são muito importantes e vão servir para ajudar na realização dos trabalhos. Os resultados que temos alcançado na comissão são muito bons. Desta forma temos boas perspectivas de auxiliar nas demandas da comunidade do Jardim do Saldo III", disse.

"Tudo que foi falado aqui hoje está registrado e documentado. Vamos solicitar encaminhamentos urgentes ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e ao Demhab, visando melhorias com a máxima celeridade possível. Afinal os moradores estão cansados de esperar por promessas", disse Sabino.

Texto: Jonathan Colla
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)