Comissões

Cuthab tentará reunião com Demhab para evitar despejo no Recanto da Paz

Retorno sobre a desocupação e reintegração de posse Estrada Octaviano José Pinto.

CONVIDADOS: Gabinete do Prefeito; Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre-DEMHAB; Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária – SMHARF; Procuradoria-Geral do Município; DPE- Defensoria Pública do Rio Grande do Sul; MPRS – Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.
Comunidade acompanhou encontro realizado na manhã desta terça-feira na Câmara (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre vai agendar uma reunião com o secretário municipal de Habitação e diretor-geral do Demhab, André Machado, prara tratar da situação de famílias da ocupação Recanto da Paz, junto à Estrada Octaviano José Pinto, na zona Sul da capital. Este foi o encaminhamento de reunião realizada hoje (20/12) entre a Cuthab e representantes da Prefeitura e da comunidade.

Conforme o vereador Pedro Ruas (PSOL), que presidiu o encontro, uma reunião no Demhab se faz necessária diante da iminente reintegração de posse da área e do consequente despejo das famílias que vivem no local. Segundo ele, é preciso buscar um acordo com a Prefeitura para que, pelo menos, seja suspenso o pedido de reintegração apresentado à Justiça pela Prefeitura até que se encontre uma solução para as famílias. "São 32 famílias que têm prazo de 90 dias para deixar o local e só um acordo político pode evitar o despejo."

Um dos moradores do Recanto da Paz, Alex Moraes da Silva, lembrou que as famílias que ocuparam a área só estão no local por necessidade. "Somos pessoas que trabalham, mas que não conseguem se enquadrar em critérios de renda para poder se beneficiar de um programa como o Minha Casa, Minha Vida." Silva acrescentou que quando chegaram na área só havia mato e até alguns bois pastando. "Não temos outro local para ir, mas em algum lugar temos de morar."

 

  

 

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)