Cuthab tentará reunião com Demhab para evitar despejo no Recanto da Paz
A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre vai agendar uma reunião com o secretário municipal de Habitação e diretor-geral do Demhab, André Machado, prara tratar da situação de famílias da ocupação Recanto da Paz, junto à Estrada Octaviano José Pinto, na zona Sul da capital. Este foi o encaminhamento de reunião realizada hoje (20/12) entre a Cuthab e representantes da Prefeitura e da comunidade.
Conforme o vereador Pedro Ruas (PSOL), que presidiu o encontro, uma reunião no Demhab se faz necessária diante da iminente reintegração de posse da área e do consequente despejo das famílias que vivem no local. Segundo ele, é preciso buscar um acordo com a Prefeitura para que, pelo menos, seja suspenso o pedido de reintegração apresentado à Justiça pela Prefeitura até que se encontre uma solução para as famílias. "São 32 famílias que têm prazo de 90 dias para deixar o local e só um acordo político pode evitar o despejo."
Um dos moradores do Recanto da Paz, Alex Moraes da Silva, lembrou que as famílias que ocuparam a área só estão no local por necessidade. "Somos pessoas que trabalham, mas que não conseguem se enquadrar em critérios de renda para poder se beneficiar de um programa como o Minha Casa, Minha Vida." Silva acrescentou que quando chegaram na área só havia mato e até alguns bois pastando. "Não temos outro local para ir, mas em algum lugar temos de morar."