Comissão

Cuthab trata de poda de árvores e acesso à água na Cootrapoa

Reunião de Comissão - 9ª Reunião Ordinária da CUTHAB - COOTRAPOA (Cooperativa Habitacional) - Instalação de rede de água e infraestrutura. CONVIDADOS: DMAE; Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SMAMUS); Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb); COOTRAPOA (Cooperativa Habitacional).
Proponente  Ver. Pablo Melo
Coordenador:Verª Karen Santos - Presidente da CUTHAB
Instalação de redes de água e energia depende de poda de árvores (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre se reuniu nesta terça-feira (11/4) para debater a instalação de rede de água e infraestrutura na cooperativa habitacional Cootrapoa. A pauta foi proposta pelo vereador Pablo Melo (MDB), que conduziu o debate. Ficou encaminhada a extração vegetal e uma visita da comissão ao DMAE para tratar do tema.

Melo enfatizou a importância de tratar deste tipo de pauta, que já tinha sido encaminhada com a comunidade em duas outras reuniões, na qual ficou comprometido, por parte do DMAE, a instalação da rede de água na comunidade, o que ainda não aconteceu. O departamento foi convidado a participar da reunião, porém não compareceu. “Sabemos que este é um problema recorrente em toda a cidade. A gente tem consciência que ficou comprometido e aquilo que é possível tem que ser feito. É uma falta de respeito com a comunidade quando uma secretaria como esta não se faz presente em uma reunião de comissão”, disse.

Representando a Cootrapoa, José Francisco Espírito Santo explicou que as ruas da comunidade já estão abertas e prontas, precisam somente que o Dmae compareça e faça a sua parte. Ele ainda reforçou que a rua possui algumas árvores que ainda estão atrapalhando o trabalho e precisam ser retiradas. Foi feito um levantamento topográfico da rua e constatado que sem a retirada destas árvores não se pode instalar redes de energia e água. “Precisamos da licença para tirar especificamente estas árvores, para podermos chamar o Dmae para concluir o serviço”, falou.

A SMAMUS, representada pela arquiteta Alexandra Costa Leite, informou que todos os projetos da rua já estão aprovados. Ela explicou que falta somente um projeto complementar para a parte da arborização da rua. “A questão de poda de árvores não é aprovada na hora. Precisamos dos projetos complementares para a arborização. Neste caso, não há a necessidade de compensação vegetal para as podas”, relatou.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)