Comissões

Cuthab visita estações de bombeamento do DMAE

Vereadores integrantes da CUTHAB - Karen Santos, Cíntia Rockenbach e Jessé Sangalli - visitam estações de bombeamento de água tratada e água bruta (DMAE) - Av. Padre Cacique, 2003 - Menino Deus - EBAB Menino Deus
Vereadores visitaram as estações na manhã desta terça (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitou na manhã desta terça-feira (31/05) a estação de bombeamento de água tratada e bruta do DMAE Menino Deus (EBAB) e a estação de bombeamento de água tratada Cascatinha (EBAT Cascatinha). Os gerentes André Petry e Flávio Machado guiaram as visitas dos vereadores Jessé Sangalli (Cidadania), Karen Santos (PSOL) e Cíntia Rockenbach (Podemos).

O presidente da comissão, Jessé Sangalli, destacou a importância de conhecer a infraestrutura. “Houve diversos problemas nas casas de bombas no início do ano, o que acarretou a falta d’água em várias regiões na cidade de Porto Alegre. Esta visita vem com o intuito de conhecer a infraestrutura e levar a experiência para nossos colegas vereadores.”

Segundo a vereadora Karen Santos, esta é uma demanda muito antiga da Cuthab. “Uma das demandas que vimos, que é explicita, está na questão dos funcionários. O último concurso para o DMAE foi em 1991. Aqui, por exemplo, temos somente o Edgar e mais um funcionário em regime de 12 por 24 horas fazendo a manutenção dos equipamentos. Com 33 anos de DMAE, ele está para se aposentar e hoje não tem uma perspectiva de uma realocação para cumprir esta função que hoje é vital aqui para a cidade.”

Conforme o gerente de operações da DMAE, Flávio Machado, há falta de manutenção aguda, com profissionais treinados, o que por muitas vezes atrasa o trabalho. “Alguns funcionários estão aqui há mais de 60 anos. Hoje o que nós realmente sentimos falta é o quadro, o que nos falta é material humano para trabalhar.”

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)