Comissões

CVV propõe criação do "Setembro Amarelo"

Medida, discutida na Cedecondh, possui caráter preventivo ao suicídio.

Centro de Valorização à Vida
Vereadores manifestaram apoio à proposta da entidade (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Na tarde desta terça-feira (16/8), a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal recebeu representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Porto Alegre. Em pauta, um projeto de lei sugerido pelo CVV que institui o evento “Setembro Amarelo” no Calendário de Eventos de Porto Alegre. A proposta tem por finalidade a reflexão e conscientização sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida.

“Possuímos postos no Brasil todo, onde, com dedicação e respeito, atendemos pessoas que precisam apenas conversar e desabafar”, afirmou a coordenadora local, Liziane Eberle. De acordo com ela, o Rio Grande do Sul, líder nacional no ranking de suicídios, é o primeiro estado onde o serviço é gratuito, através do telefone 188. “O atendimento é realizado por voluntários que passam por cursos de capacitação”, afirmou, lembrando que ainda é possível contatar o CVV através do aplicativo skype ou via e-mail.

Conforme Liziane, o centro também atua diretamente na comunidade. “Promovemos um grupo de apoio a sobreviventes de suicídio, tanto para os que já o tentaram como para familiares que sofreram com a perda”, explicou. Por fim, ela declarou que o objetivo principal do CVV é demonstrar o valor da vida. “Nosso pagamento é a satisfação de atender pessoas que nos ligam em grandes dificuldades e sentem-se melhores com nosso apoio.”

Representando a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a diretora pedagógica Adriana Guedes expôs que o órgão possui um grupo de trabalho preventivo que atua nas escolas em que são constatadas os problemas familiares de estudantes. “O objetivo é de que o jovem sinta-se valorizado e que perceba seu valor para a sociedade e a importância da vida”, atestou. 

Vereadores

O presidente da Cedecondh, vereador Dr. Thiago Duarte (DEM), afirmou que a melhor forma de prevenção ao suicídio é a discussão do assunto. “É um grande tabu que precisa ser vencido.” Na mesma linha, o vice-presidente, vereador Professor Alex Fraga (PSOL), atestou que o silêncio nunca é opção para o enfrentamento do problema. “É algo que deve ser debatido com a sociedade, sem que se estabeleçam rótulos”, disse.

Encaminhamentos

Na parte destinada aos encaminhamentos, o vice-presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Mario Fraga, sugeriu que o CVV atue, por intermédio da Fasc, junto aos centros sociais atendidos por ela. Por sua vez, Dr. Thiago recomendou que representantes do CVV se façam presentes na próxima reunião do grupo de trabalho preventivo da Smed. Ambas as solicitações foram acatadas pelos representantes do Centro. Por fim, os parlamentares Dr. Thiago, Prof. Alex e José Freitas (PRB) assinaram o projeto de Lei que institui o “Setembro Amarelo” e comprometeram-se a apresentá-lo em plenário.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)