Plenário

Delegacia de Combate à Intolerância é homenageada em Plenário

Vereador Leonel Radde homenageia a delegacia de combate a intolerância
Policiais e vereadores em cerimônia hoje no Plenário Otávio Rocha (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre fez homenagem hoje (14/3) pelo primeiro ano de criação da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI). A cerimônia foi proposta pelo vereador Leonel Radde (PT), que ressaltou a importância de uma instituição que combate a discriminação às minorias na Capital. A delegada Andréa Mattos e sua equipe prestigiaram a homenagem no Plenário. A DPCI foi inaugurada em 10 de dezembro de 2020 para lidar com a investigação de casos como os de racismo, homofobia e injúria qualificada.

A delegada falou sobre a empatia, a paciência e o cuidado com que sua equipe se preocupa em tratar as vítimas que prestam denúncia na delegacia, inclusive com a realização de workshops para se aprofundar no tema. Lamentou o aumento da demanda e falou que eles têm buscado conhecimento para que realizem os inquéritos da maneira mais técnica e correta possível. Ela disse que 70% dos casos são relacionados a cor e demonstrou preocupação com o fato. “É muito bom, porque vemos que as pessoas estão procurando a polícia. Por outro lado, mostra que a violência também aumentou”.

Andréa Mattos acrescentou que todos que procuram a delegacia são atendidos de forma empática e imparcial, independentemente de status social, e que é importante que as vítimas procurem a delegacia, mesmo em casos de dúvida, também para que se saiba onde essa violência está acontecendo e com quais grupos, para que então se possa tomar uma atitude. “Estamos aqui para servir e proteger e quem sabe no futuro a gente não precise de uma delegacia especializada”, finalizou a delegada.

Vereadores e vereadoras

Também se manifestaram na homenagem Mônica Leal (PP), Laura Sito (PT), Jonas Reis (PT), Natasha Ferreira (PSOL), Bruna Rodrigues (PCdoB), Airto Ferronato (PSB), Lourdes Sprenger (MDB), Fran Rodrigues (PSOL), Comandante Nádia (DEM), Hamilton Sossmeier (PTB), Mateus Gomes (PSOL), Daiana Santos (PCdoB) e Alexandre Bobrada (PSL).

Texto

Matheus Riskalla (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)