JUSTIÇA

Delegacia de Combate à Intolerância recebe denúncias de invasão à Câmara

Pedro Ruas avalia que a investigação de todo o episódio é indispensável como uma forma de justiça aos que foram agredidos, bem como para o resguardo da Constituição Brasileira

Pedro Ruas pede providências à Delegada
Pedro Ruas pede providências à Delegada

Vereadores integrante das bancadas do PSOl, PT e PCdoB denunciaram à Polícia, nesta quinta-feira (21/10/2021) os atos de violência, provocados por um grupo de manifestantes contra a vacina e o passaporte sanitário instituído pelo Governo do Estado. Os atos ocorreram durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre na quarta-feira, quando o debate girava em torno da obrigatoriedade ou não do passaporte. Na Delegacia de Combate à Intolerância, onde foram recebidos pela delegada titular Andrea de Melo da Rocha Mattos Reschke, o líder da bancada de Oposição vereador Pedro Ruas, as vereadoras Laura Sito, Bruna Rodrigues, Daiana Santos e os vereadores Mateus Gomes, Leonel Radde, Jonas Reis e Roberto Robaina relataram os acontecimentos da véspera, enfatizando que o grupo de invasores, alguns vestindo camisetas de supremacistas Bandeira Gadsen (usada pelos que invadiram o Capitólio, Estados Unidos) provocaram desordem, atacaram servidores, portando uma bandeira suástica que foi passada de um para outro, como forma de prejudicar a identificação do portador.

                Os vereadores alertaram que correm riscos reais, tal a forma pela qual agiram os invasores e, ainda, pelo fato do vereador Leonel Radde (PT) ter recebido ameaças através de mídias sociais, na noite de quarta-feira. Informaram que a invasão do auditório do Plenário onde se realizava a sessão deve ter ocorrido com apoio de setores da própria Casa Legislativa, visto que na portaria central estudantes, professores, servidores sindicalistas são barrados e só podem adentrar ao prédio mediante autorização da Mesa e, ainda assim, sempre pequenos grupos.  Indicaram os nomes de cinco pessoas que foram identificadas, essas já com ações desse tipo realizadas em outras atividades na cidade, como no Parcão. Um desses nomes até ordem de prisão já recebeu, porém está livre, a ponto de ingressar na Casa Legislativa sem problemas. Integrantes dos Movimentos Unegro e Frente Negra Gaúcha foram junto à Delegacia apoiar as manifestações dos vereadores.

                Para o vereador Pedro Ruas, que protestou desde a abertura da sessão plenária, contra a presença de pessoas portando uma bandeira com o símbolo máximo do nazismo, a suástica, é indispensável quer se faça uma investigação e que sejam punidas essas pessoas. Destacou que o nazismo é o filhote mais violento do fascismo, que causou mais mortes, sendo muito perigoso". Destacou que a Câmara de Porto Alegre, e as autoridades, não podem aceitar uma vergonha dessas. "Precisamos identificar e punir cada um, pois a apologia ao nazismo é crime previsto na Constituição Federal. Não toleramos esse tipo de abuso, desrespeito, agressão e vergonha pelo que passa a Casa. Ruas classificou, ainda, como inaceitável e intolerável as agressões verbais das quais foram vítimas as vereadoras da bancada negra na Câmara Municipal.

Texto

Jurema Josefa

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)