Cuthab

Demhab promete apresentar projeto para comunidade da Farroupilha

Comunidade quer garantias do órgão Foto: Felipe Dalla Valle
Comunidade quer garantias do órgão Foto: Felipe Dalla Valle
O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) realizará reunião com a comunidade da Rua Farroupilha, junto à Vila Asa Branca, para apresentar o projeto de habitações que vão abrigar 109 famílias em área na Avenida Assis Brasil, zona Norte de Porto Alegre. Foi o que ficou acertado nesta terça-feira (27/3) entre representantes do órgão, comunidade e vereadores durante reunião da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal. O diretor do Demhab, Jorge Dusso, prometeu comunicar a Cuthab amanhã (28/3) a data da reunião com a comunidade.

Comunidade

Conforme a presidente da Associação dos Moradores da Rua Farroupilha, Norma Helena, a comunidade nunca teve acesso ao projeto das casas e as famílias temem deixar as propriedades que ocupam atualmente sem antes saber que tipo de moradia lhes será oferecida no novo loteamento. "Queremos também a garantia do Demhab de que as sete famílias que serão removidas imediatamente para construção de uma casa de bombas do DEP ficarão recebendo aluguel social até a entrega das novas casas." Norma cobrou definição da Prefeitura sobre o número de famílias que serão reassentadas. "O número de famílias é 109, mas o cadastro do Demhab tem apenas 92."

Demhab

O Demhab disse que o projeto já foi apresentado à comunidade, mas que repetirá a apresentação na reunião a ser marcada. Conforme Dusso, as casas terão cerca de 50 metros quadrados, geminadas duas a duas, em terrenos não inferiores a 100 metros quadrados. O diretor acrescentou que o projeto está sob análise da Caixa Federal, que financiará a obra, e poderá ser alterado pela instituição. "Assim que a Caixa aprovar o projeto, o Demhab abrirá a licitação para execução das obras", garantiu. Quanto ao aluguel social, Dusso disse que no próprio contrato de aluguel incluirá uma cláusula prevendo que será pago às famílias até que as novas casas estejam concluídas.

O Demhab reconheceu que há divergências entre o número de casas previstas e o número de famílias habilitadas para recebê-las. O diretor do órgão afirmou, porém, que um novo cadastro será feito, incluindo as famílias que hoje não integram a lista de reassentamento.

Vereadores

O presidente da Cuthab, vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), disse que o objetivo da reunião foi cumprido com a garantia do Demhab de que apresentará o projeto à comunidade. "A comunidade tem o direito de conhecer o projeto e a audiência de hoje serviu para garantir que isso ocorrerá o mais breve possível", ressaltou o vereador. 

Também participaram da reunião os vereadores Adeli Sell (PT), Elias Vidal (PPS) e Sofia Cavedon (PT), além de representantes do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP).

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)