Sessão Solene

Desembargador Francisco Rossal de Araújo é Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga de Título de Cidadão de Porto Alegre ao desembargador Francisco Rossal de Araújo.
Rossal e Ruas exibem o título entregue nesta quinta-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O desembargador federal Francisco Rossal de Araújo é o mais novo Cidadão de Porto Alegre. Proposto pelo vereador Pedro Ruas (PSOL), o título foi entregue nesta quinta-feira (30/6) em cerimônia presidida pelo vereador Idenir Cecchim (MDB) no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal. "É uma honra presidir esta sessão para entregar um título que foi aprovado por unanimidade por esta Casa", ressaltou.

Pedro Ruas disse em seu discurso que o título mais importante que uma cidade pode considerar a alguém é o de Cidadania. "Aqui na Câmara nada é consenso. Nada aqui é por unanimidade. Tudo se discute muito aqui. Mas o título a Rossal foi votado e aprovado por unanimidade. Não é pouca coisa isso." O vereador elencou os feitos do homenageado e destacou sua trajetória profissional: “Aquele jovem brilhante, servidor da justiça, depois membro, hoje presidente do TRT da 4ª região. Veio lá do Alegrete, jovem, estudante e guerreiro” para se tornar um Cidadão de Porto Alegre. A cidade traz neste momento o reconhecimento ao teu valor e talento. Seja bem-vindo à condição de filho de Porto Alegre."

Francisco Rossal agradeceu pela homenagem e pela presença dos colegas, amigos e familiares na cerimônia de entrega do título. Contou um pouco da sua história de vida e profissional e destacou a importância de ser reconhecido como Cidadão. "Um título que engrandece, seja com responsabilidades ou com carinho recebido da população." Disse que se sentiu acolhido pelo município quando aqui chegou e manifestou "uma enorme alegria por esta data, meu profundo agradecimento a todos os vereadores de Porto Alegre, ao prefeito, que sancionou a lei, e à comunidade de Porto Alegre”.

História 

Nascido na cidade de Alegrete, em 1967, Rossal é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na qual também obteve o grau de Mestre em Direito Público. É professor assistente do Departamento de Economia e Direito do Trabalho da UFRGS desde 2007. Atua no magistério superior desde 1991, tendo ministrado aulas em diversas faculdades e universidades dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Atualmente, exerce o cargo de vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região (TRT-4). Ingressou na Justiça do Trabalho aos 19 anos, como servidor. Em setembro de 1990, tomou posse como juiz do Trabalho substituto no TRT da 4ª Região. Tomou posse como desembargador federal do Trabalho em 28 de maio de 2012. Presidiu a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AMATRA IV) entre 2000 e 2002.

É o idealizador, em conjunto com estudantes da Faculdade de Direito da UFRGS, do Jantar Solidário, evento beneficente anual promovido com a ajuda de um grupo de voluntários e realizado tradicionalmente no Salão da Igreja Santo Antônio – Pão dos Pobres. A iniciativa consiste em um grande jantar para cerca de 400 pessoas, cuja renda é revertida para as instituições sociais Rede Calábria e Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato, que atendem crianças e adolescentes no turno inverso ao da escola. Em suas sete edições, o Jantar Solidário já arrecadou mais de R$ 143.000,00 em favor das instituições beneficiadas.

 

Texto

Vinicius Goulart (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)