Sessão Solene

Desembargador Rogério Favreto é Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Desembargador Federal Rogerio Favreto
Margarete, Favreto e Comassetto exibem o título de Cidadão concedido ao desembargador (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu hoje (31/8) o título de Cidadão ao desembargador federal Rogério Favreto. A distinção foi proposta, em 2019, pela então vereadora Margarete Moraes (PT).

O presidente do Legislativo, Hamilton Sossmeier  (PTB), destacou a atuação jurídica enquanto servidor público do homenageado e pela notável carreira que construiu durante os anos de trabalho. “Com um currículo notável, e por sua dedicação pela nossa Capital e pelo país, é que em nome dos 36 parlamentares, parabenizo o homenageado”, destacou Hamilton.

O vereador Engenheiro Comassetto (PT) citou a infância de Rogério Favreto, que nasceu em uma família de agricultores na região de Tapejara (RS), local onde permaneceu até seus 18 anos. Segundo Comassetto, o sonho de cursar o ensino superior surgiu pelas dificuldades que a família passava no campo. “Em especial, por serem sem terras e por depender de área rural arrendada”, afirmou. 

O parlamentar ressaltou a trajetória do desembargador, desde a época em que foi presidente da Associação dos Universitários de Tapejara (AUP), sua atuação política no Partido dos Trabalhadores, como presidente de entidades sociais e conselheiro do Sport Club Internacional. “Como advogado, integrou várias comissões da OAB, foi dirigente da Associação dos Magistrados Brasileiros no triênio 2014/2017”.

Comassetto disse que um ato significativo na carreira do desembargador Favreto foi a sua atuação como plantonista do TRF-4 em 2018. “Quando ele concedeu um habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. 

Rogério Favreto agradeceu pelo reconhecimento da Casa legislativa e pelo carinho da família e autoridades presentes na cerimônia, e aos colegas que o acompanharam durante sua trajetória profissional. “Pelo apoio, pelos ensinamentos, trabalhos, conquistas, e também pelo consolo e abraços”, disse. De acordo com o desembargador, sua relação com a Capital vem de longa data, o que lhe trouxe experiência política e profissional. “Meus pais destinaram muito suor e lágrimas para verem seus filhos formados, minha querida mãe, que fez praticamente um milagre”, ressaltou Favreto.  

História

Rogerio Favreto nasceu em Tapejara (RS), em 1966. Formado em Direito, é desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Exerceu a advocacia privada e foi procurador do município de Porto Alegre de 1990 a 2011, tendo ocupado o cargo de Procurador-Geral do Município no período de 1997 a 2004. Atuou também em vários cargos no governo federal entre 2005 e 2010.

Em 2011, tornou-se desembargador federal do TRF-4 pelo quinto constitucional, em vaga destinada a advogado, nomeado pela presidenta Dilma Rousseff após indicação em lista sêxtupla pela Ordem dos Advogados do Brasil e em lista tríplice pelos membros do tribunal. É professor convidado de cursos de especialização e mestrado, bem como autor e coautor de diversos livros e publicações.

Texto

Josué Garcia (estágiario de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)