Tribuna Popular

Devoção à Nossa Senhora Desatadora de Nós é tema de Tribuna Popular

  • Tribuna Popular para tratar sobre a devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós e o convite para a romaria.
    Imagem de Nossa Senhora foi trazida ao Plenário Otávio Rocha nesta quinta-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Tribuna Popular para tratar sobre a devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós e o convite para a romaria. Na foto, padre Jaime José Caspary e o presidente Cassio Trogildo
    Vereador Cássio Trogildo com o Padre Caspary na sessão desta tarde na Câmara Municipal (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre receberam, no período de Tribuna Popular da sessão ordinária desta quinta-feira (23/11), a Paróquia São Vicente Mártir. Na oportunidade, o padre Jaime José Caspary, pároco da comunidade, além de falar sobre a devoção à Nossa Senhora Desatadora de Nós, convidou a todos para a XII Romaria em honra a esta santa que será realizada no inicio de dezembro. Conforme o religioso, no dia 2 de dezembro haverá uma missa e uma procissão luminosa até a Paróquia Nossa Senhora das Graças, e, no dia 3 de dezembro, haverá procissão desde a Paróquia Nossa Senhora das Graças até a Paróquia São Vicente Mártir.

Segundo padre Jaime, Nossa Senhora Desatadora de Nós já conta com 300 anos de história. A devoção – que teve início em Augsburgo, na Alemanha –, se fortaleceu com a crença de fiéis ao longo do tempo, como salientou o orador. Ao explicar o porquê de a santa ser desatadora de nós, o sacerdote destacou a simbologia da imagem, como uma intercessão de Maria diante de dificuldades enfrentadas na vida das pessoas. “Todo o ser humano tem um nó para desatar, não conhecemos um ser humano que não tenha”. Para ele, muitas vezes o próprio ser humano cria problemas para si. “Sabemos que sozinhos não conseguimos superar isso, mas somente com a ajuda de Jesus e a Virgem Maria”.

Em suas declarações, o padre Jaime igualmente lembrou haver um grande número de fiéis que pedem por paz, saúde, emprego e esperança. "Hoje se vive em mundo conturbado, onde se percebe a sede de fé que o povo tem na santa", completou. A imagem da Nossa Senhora Desatadora de Nós é conduzida à diversos locais, como escolas e até e locais de passeio, como o brique da Redenção, como salientou ainda ele. 
O sacerdote também falou da devoção do Papa Francisco em relação à santa. De acordo com ele, o pontífice passou a ser devoto ainda quando se dedicava aos estudos na década de 1980, na Alemanha. Logo depois a devoção se espalhou por Buenos Aires.

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)