Plenário

Dia de Santa Sara pode ser incluído no Calendário da Capital

Movimentação de Plenário. Na foto: vereador Cláudio Janta.
Vereador Cláudio Janta (SD) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador Clàudio Janta (SD) que inclui a efeméride Dia de Santa Sara no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. A homenagem será em 24 de maio.

Segundo o vereador, Santa Sara é o orixá revelado pelo pai Benedito de Aruanda por meio da canalização de Rubens Saraceni, sacerdote e escritor umbandista. Também citada em algumas obras do escritor como Oro Iná, sua regência compreende o mistério do orixá do fogo. De acordo com a transmissão de pai Benedito, Egunitá também é uma divindade, para a qual já se rendeu culto em culturas antigas, mas que, com o passar do tempo, acabou caindo no esquecimento.

“Configurando-se como um orixá cósmico, o fogo de Santa Sara é aquele que queima, consome e purifica o ser dos desvios no campo da justiça. Fazendo par com Xangô na quarta linha de umbanda, ela traz como fator o equilíbrio e, enquanto Xangô, ampara, sustenta e aquece quem está em conformidade com a justiça, Santa Sara consome as energias de quem se encontra corruptível nesse sentido da vida e, ainda, reduz sua chama interior, paralisando o ser injusto e reduzindo sua capacidade e seu estímulo nessas questões”, diz Janta.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)