Plenário

Dia do Soldado é celebrado na Câmara

Data foi comemorada no dia 25 de agosto

  • Período de Comunicações em homenagem ao Dia do Soldado, proposta pela Mesa Diretora.
    Comandante militar do Sul, general Valério Stumpf Trindade, agradeceu a homenagem prestada pela Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem ao Dia do Soldado, proposta pela Mesa Diretora.
    Vereadora Mônica Leal (PP) falou em nome da Mesa Diretora da Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O período destinado às Comunicações, durante a sessão ordinária híbrida da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda-feira (13/9), contou com uma homenagem, proposta pela Mesa Diretora, ao transcurso do Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto, data de nascimento do marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro.

 

Em nome da Mesa Diretora, a vereadora Mônica Leal (PP) disse que é um dever mostrar seu “reconhecimento e gratidão ao soldado brasileiro”. Relembrando a trajetória de seu pai, o coronel Pedro Américo Leal, falou que usa na lapela “o botom do Exército e da Infantaria, a arma do meu pai”. A vereadora agradeceu às “mulheres e homens que vestem a farda e se colocam à disposição e dedicação exclusiva ao país para enfrentar as mais diversas missões”.

 

Mônica salientou que os militares, além de suas funções nos quartéis, auxiliam no acesso a áreas mais afastadas, defesa das fronteiras, como atletas, participam ativamente das campanhas de vacinação, das missões de paz e guerra e ainda “representando uma força nas ruas, em auxílio à segurança pública”. A vereadora ressaltou a importância dos soldados no plano nacional de operacionalização da vacinação contra a covid-19, “integrados às equipes de saúde, na montagem e organização das filas e dos drive-thrus, provendo a segurança”. Recordou o auxílio do Exército na duplicação da BR-116 e da Operação Acolhida, com base em Roraima, “como exemplo de enfrentamento à crise migratória da Venezuela”. Segundo Mônica, os militares “têm representado posição de referência e confiança a todos os cidadãos, de norte a sul do país”. A vereadora finalizou presenteando os homenageados com o poema Velho Borzega, de Pedro Américo Leal.

 

O comandante militar do Sul no Exército Brasileiro, general Valério Stumpf Trindade, disse que “é uma honra e uma satisfação muito grande estar aqui nesta Casa”. O comandante agradeceu a honraria e, citando a carta de Muniz Barreto ao rei de Portugal, em 1893, acredita que “é despertado em todos o sentimento de patriotismo e confiança”. Trindade frisou que “os brasileiros podem contar com o seu Exército”. Celebrando a memória do patrono Duque de Caxias, “o mais ilustre soldado do Brasil, exemplo de integridade, disciplina e bravura”, afirma que a homenagem se estende para “o trabalho de cada soldado, do mais antigo ao mais moderno”.

 

Recordou que, em março de 1845, Duque de Caixas "celebrava a Paz de Poncho Verde e ali se encerrava a Guerra dos Farrapos, que durou cerca de dez anos e ceifou quase 50 mil vidas”. O general aponta que “Caxias representa a expressão máxima do soldado, exemplo a ser seguido e que nos inspira todos os dias”. O comandante acredita que “ser soldado é ser o braço forte na defesa de nossa soberania, é ser a mão amiga estendida com simplicidade ao nosso povo”. Por fim, mostrou satisfação com o trabalho realizado pelos militares durante a pandemia e agradeceu a Câmara pela aprovação do projeto que denomina Largo General Geraldo Antônio, antigo comandante militar do sul, espaço no Parque Marinha do Brasil.

 

Além do general, também estiveram presentes na homenagem: o comandante da 3ª Região Militar, general Carlos Alberto Dahmer; o chefe do Estado Maior da 6ª Divisão de Exército, coronel Eduardo Holsick; coronel Carlos Alberto Klinguelfus Mendes; coronel Altair Assumpção Barboza; coronel Marco Antonio Rodrigues; tenente-coronel Alex de Araújo Ramacciotti; major Fábio Matheus do Amaral e o major Uriel Colombo da Silveira. Os vereadores Jonas Reis (PT), Idenir Cecchim (MDB), Comandante Nádia (DEM) e Alexandre Bobadra (PSL) fizeram uso do microfone de apartes para homenagear o Exército.

Texto

Rian Ferreira (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Duque de CaxiasExércitoDia do Soldado